Energisa apresenta à Semade pré-projeto de universalização de energia elétrica no Pantanal

Categoria: NOVA MATRIZ ENERGÉTICA | Publicado: sexta-feira, maio 20, 2016 as 11:08 | Voltar

Campo Grande (MS) – O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, recebeu na tarde de quinta-feira (19) a equipe do Grupo Energisa, que expôs o pré-projeto de identificação das alternativas de fornecimento de energia elétrica às propriedades que ainda não foram atendidas na região do Pantanal sul-mato-grossense. Com foco no desenvolvimento da região, a primeira etapa da ação começou em janeiro deste ano e está prevista para ser finalizada em dezembro de 2016. O projeto consiste no levantamento de dados em campo com a finalidade de cadastrar as potenciais unidades consumidoras, além de coletar as informações necessárias para elencar soluções para a região. Ladário, Porto Murtinho, Miranda, Corumbá, Aquidauana, Rio Verde e Coxim estão entre os municípios onde o estudo está em fase de realização.

Segundo Jaime Verruck,  desde o ano passado o governo do Estado vem discutindo com a Energisa a necessidade do fornecimento de energia elétrica na região do Pantanal de forma eficiente e sustentável para a promoção do desenvolvimento econômico daquela localidade. “O grupo já possui o direcionamento de buscar energias limpas para o Pantanal: biomassa, eólica e fotovoltaica. Posteriormente, o projeto prevê a definição do perfil de consumidor para cada tipo mencionado de energia”, explicou o secretário.

Licenciamento

Como o Pantanal se trata de uma área de uso restrito, com uma série de condições para emissão de licenciamento ambiental, o secretário Jaime Verruck reforçou que o Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) deverá acompanhar in loco o trabalho do Grupo Energisa.

“Uma equipe do Imasul, liderada pelo diretor de Licenciamento do Imasul, Ricardo Eboli, já foi designada para realizar o acompanhamento desse projeto desde a sua concepção. A Semade e Imasul já sinalizaram ao grupo o acesso a diversas informações sobre o Pantanal sul-mato-grossense. A região apresenta duas atividades econômicas sustentáveis que são o turismo e a bovinocultura. Portanto, a oferta de energia contempla a questão produtiva, mas também a qualidade de vida da população dessa região. Trata-se de uma obrigação do Grupo Energisa dentro do plano de expansão das áreas de concessão", afirmou o titular da Semade.

Para o representante da Energisa em Mato Grosso do Sul, Giovani Sousa, o projeto contribui sobretudo para levar energia às propriedades da região que não tinham nenhum tipo de acesso. “Alguns proprietários possuem algum tipo de gerador a diesel ou até painéis fotovoltaicos, mas não são considerados seguros. De acordo com o estudo preliminar, foram mapeadas cerca de 600 propriedades dentro do polígono dessa região”, pontuou.

Projeto - Para apoiar o levantamento de dados, desenvolvimento do projeto, pesquisas e soluções, o Grupo Energisa realizou um processo de seleção no mercado e contratou um consórcio composto pelos Institutos Lactec (um dos principais centros de pesquisas tecnológicas no país), sua empresa parceira CSA, responsável pelo trabalho de campo, além da empresa Calden (especializada em regulação dos serviços públicos e avaliação de projetos no setor de energia).

Fotos: Nolli Corrêa/Semade

Apresentacao projeto Energisa o secretario Jaime Verruck 2

Da esqu. para dir.: Ellen Ferronato, da Divisão de Meio Ambiente da Lactec, Letícia Silveira, técnica do Grupo Energisa, Edmir Bosso, representando a Seinfra, Jaime Verruck, secretário da Semade, Ricardo Eboli, diretor de Licenciamento do Imasul, Silvio Salas, da Lactec, Giovani Sousa e João Marcos Simões, ambos do Grupo Energisa.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.