Gerência de Unidades de Conservação do Imasul participa de eventos relativos à conservação

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 3, 2021 as 09:38 | Voltar

Durante o mês de outubro, a equipe da Gerência de Unidades de Conservação (GUC) do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) participou ativamente de diversos eventos on-line de âmbito nacional relativos à conservação da natureza, gestão de áreas protegidas, ações de prevenção a incêndios florestais, boas práticas de voluntariado, entre outros temas.

De acordo com dados da Unidade de Cadastro e ICMS Ecológico, Mato Grosso do Sul atualmente possui um total de 129 unidades de conservação, incluindo federais, estaduais, municipais, públicas e particulares, totalizando 5.543.756,08 hectares protegidos.

No mês de outubro, Leonardo Tostes Palma (Gerente de Unidades de Conservação), Elizabete Burkhardt (Unidade de Cadastro e ICMS Ecológico), Flávia Neri (Unidade de Gestão e Implantação de Áreas Protegidas) e Marcelo Moraes de Freitas  (Unidade de Apoio às Áreas Protegidas) participaram do 4° Encontro do Fórum do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que teve a finalidade de comunicar as ações da Diretoria de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente para consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e criar um espaço de diálogo e troca de experiências sobre boas práticas na gestão de UCs.

Durante o encontro, foi apresentada a nova plataforma do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) e a nova identidade visual do SNUC; informações sobre o novo ciclo de preenchimento do Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe); Desafios para inclusão das RPPNs no CNUC; Boas práticas na gestão de Unidades de Conservação (UC)s.

Sobre o CNUC, um dos grandes desafios apresentados é o de como ampliar a adesão das UCs municipais ao CNUC e como atualizar e complementar dados das UCs federais, estaduais e municipais no novo cadastro. Houve também uma discussão sobre o papel dos Estados na agenda climática.

Para o Gerente de Unidades de Conservação, Leonardo Tostes Palma, “a troca de experiências entre os órgãos estaduais e nacional de meio ambiente contribui para o direcionamento da gestão das unidades de conservação, e permite uma avaliação dos procedimentos que o Imasul adota para as UCs estaduais”.

Engajamento e voluntariado em prol da conservação

Servidores da GUC participaram também do Encontro de Boas Práticas de Voluntariado em UC e do Fórum de Voluntariado em UC, eventos coordenados pelo IPÊ, onde gestores, estudantes, pesquisadores, parceiros de iniciativas de voluntariado e voluntários puderam se conectar, trocar experiências e compartilhar boas práticas, estimulando o engajamento e o fortalecimento dessa rede de iniciativas para a conservação da biodiversidade.

Em MS, o Voluntariado em Unidades de Conservação Estaduais já foi instituído pela PORTARIA IMASUL N.º 374/2014, a partir do estabelecimento de normas e procedimentos para a implantação do Programa.

Para a fiscal ambiental Flávia Neri, responsável pela Unidade de Gestão e Implantação de Áreas Protegidas, “um dos grandes desafios desta pauta é avançarmos na regulamentação de voluntariado em UC Estaduais, como estratégia para incentivar a participação e o engajamento da sociedade na defesa das Unidades de Conservação”.

Além da participação dos servidores, duas iniciativas sul-mato-grossenses de voluntariado em UC foram apresentadas durante o Seminário de Boas Práticas de Voluntariado em UC: a da RPPN Ernesto Vargas Baptista, localizada em Mundo Novo  que, em parceria com a UEMS, desenvolve uma série de ações e projetos que convergem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a experiência com a Brigada comunitária da APA Baía Negra, em Ladário.

Encontro de Guardas-Parques

Ainda em outubro, guardas-parques participaram do Webinar de encerramento do 5º Encontro Trinacional de Guarda Parque do Pantanal (Brasil, Bolívia e Paraguai), com o tema “Desafios para uma gestão efetiva em tempos de pandemia”. No bate papo virtual, eles puderam falar sobre as ameaças nas áreas protegidas, as ações de combate e o trabalho com a sociedade.

Iniciativa do WWF Brasil no âmbito do Termo de Cooperação com o IMASUL, o curso ocorreu entre os dias 01 a 30 de setembro de 2021, de maneira virtual e assíncrona, e trabalhou com os seguintes temas: Proteção ambiental e vigilância; Conhecimento e Divulgação; Uso Público; Apoio às comunidades locais; Manejo de recursos naturais; Administração e Operacionalização; Monitoramento e Avaliação.

Foram apresentados também dois relatos de experiências sobre a atuação dos guardas-parques de UCs estaduais: Monitoramento de Avifauna: Novos subsídios para o Uso Público no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, apresentado pelos GP Reginaldo Oliveira e Dione Sales e pela Fiscal Ambiental Flávia Neri, e Desafios no Manejo e Controle de “Leucenas” em Unidades de Conservação localizada no perímetro urbano - O caso do Parque Estadual do Prosa, trabalho coordenado pela GP e gestora do PEP, Katiúscia Balbuena, sob supervisão da Fiscal Ambiental Adriana Damião e implementados pelos GP. Para a Guarda Parque Katiuscia, esses cursos são ótimas oportunidades de demonstrar a valorização profissional com os GP, além de aumentar o entusiasmo e a estima com o trabalho.

Além da rotina de gestão do patrimônio protegido pelas Unidades de Conservação, a equipe da GUC deve também em breve avaliar seu planejamento estratégico, orientando o trabalho para os próximos anos.

Publicado por: João Prestes