PARQUE ESTADUAL NASCENTES DO RIO TAQUARI

NOME DA UNIDADE: Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari

BIOMA: Cerrado – Florestas Estacionais e Cerradão

ÁREA: 30.618,9636 hectares, localizado entre as coordenadas 17º 59’ a 18º 15’ S e 53º10’ a 53º 26’ W, com 26.849,6232 hectares no município de Alcinópolis e 3.769,3404 hectares no município de Costa Rica.

DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: criado pelo Decreto nº 9.662, de 19 de outubro de 1999.

LOCALIZAÇÃO: Está localizado a nordeste do estado de Mato Grosso do Sul, abrangendo os municípios de Costa Rica e Alcinópolis.

COORDENAÇÃO REGIONAL: GUC- Costa Rica

ENDEREÇO: Rua José Pereira da Silva, 303, Costa Rica – MS

TELEFONE: (67) 3247 – 2276

E-mail: mcarrijo@imasul.ms.gov.br

A criação do Parque em 1999 partiu da iniciativa da comunidade de Costa Rica para proteção das nascentes do Rio Taquari, preocupada com a acelerada degradação dos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Taquari, uma das mais importantes do Pantanal.

Abrangendo os municípios , Alcinópolis e Costa rica , o Parque possui 30.618 hectares formando um importante corredor ecológico entre cerrado e Pantanal . Os sítios arqueológicos são ouras riqueza da região , com registros de peaberus (antigas rotas) de 11mil anos atrás e os vestígios estão em cavernas, pinturas rupestres e petróglifos de antigas fases da ocupação humana na região.

• Objetivos : preservas os ecossistemas , espécies da flora e fauna  neles associados, a manutenção
    da bacia hidrográfica e do patrimônio cultural e paisagísticos da região, objetivando sua utilização para
    fins de pesquisas cientifica, educação ambiental ,recreação e turismo de natureza.
  • Atividade atual: a Unidade de Conservação ainda não possui uso publico regulamento, porém monitores
    locais acompanhados os turistas para observação da paisagem.
  • Atividades futuras : regulamentação e implantação de infraestrutura para atendimento da
    visitação turística e de educação ambiental.
  • Atrativos: trilhas, cachoeiras e cavernas.
  • Plano de Manejo Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari CONSULTE AQUI