Resolução beneficia pequenos produtores rurais de MS na outorga de uso de recursos hídricos

Categoria: COMPROMISSO | Publicado: segunda-feira, outubro 17, 2016 as 22:00 | Voltar

Campo Grande (MS) – Foi assinada na tarde de segunda-feira (17), no gabinete do governador Reinaldo Azambuja, a resolução de nº 40 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que possibilita aos produtores rurais obter a declaração de uso dos recursos hídricos pela internet, em substituição ao procedimento de outorga exigido até agora. A medida atende demanda da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e vai beneficiar pequenos produtores de Mato Grosso do Sul - que têm previsão de uso de até 10 metros cúbicos diários de água (10 mil litros).

A certificação terá os mesmos efeitos legais da outorga, uma exigência de legalidade cobrada inclusive para a concessão de empréstimos bancários. O uso de recursos hídricos pressupõe, entre outras possibilidades, a captação de água de superfície bem como a perfuração de poços.

O governador Reinaldo Azambuja destacou que a medida vai trazer economia para os produtores, uma vez que a obtenção da outorga passa pela contração de um geólogo e de procedimentos técnicos que ficam na faixa dos R$ 10 mil. “Estamos estabelecendo um procedimento que tem os mesmos efeitos jurídicos da outorga, diminuindo custos e facilitando a vida do produtor”, afirmou.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semade) destacou que o documento via Internet tem validade por 10 anos. “Com a medida, vamos atender cerca de 40% do total das demandas para uso dos recursos hídricos, as quais ficam nesta faixa de consumo”, afirmou.

O presidente da Famasul, Maurício Saito, agradeceu o atendimento do pedido da entidade, levado até a Semade no último dia 07. “O certificado facilita a legalidade e desonera os produtores”, disse. Junto com Saito, acompanharam a assinatura do documento os presidentes dos sindicatos rurais de Douradina, Claudio Pradella, e de Itaporã, Otávio Vieira de Mello. O secretário de estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, também participou da assinatura.

Para viabilizar a certificação de uso dos recursos hídricos, o produtor deve entrar no site do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul)  (https://www.imasul.ms.gov.br/),  e no menu à esquerda entrar no link ‘Recursos Hídricos’.

Texto: Rosane Amadori – Assessoria de Imprensa Segov.
Fotos: Edemir Rodrigues.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.