Governo avança na definição de modelo de gestão para promover Parques Estaduais de MS

Categoria: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO | Publicado: quinta-feira, novembro 14, 2019 as 18:39 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado avança no processo de definição de um modelo de gestão para promover o uso público, por meio da visitação e exploração sustentável dos Parques Estaduais existentes em Mato Grosso do Sul. O processo foi impulsionado com a realização do Simpósio de Uso Público em Parques e da Oficina sobre Uso Público em Parques, nos dias 12 e 13 de novembro, em Campo Grande.

“Nós temos agora mais elementos para identificar como deverá ser o modelo para as nossas Unidades de Conservação Estaduais. O emparceiramento com a iniciativa privada é fundamental, uma necessidade, pois o setor privado tem os recursos para fazer os investimentos necessários que permitam o uso público desses locais, que aumentem a visitação nesses parques, que promovam a conscientização e conservação ambiental e promovam o desenvolvimento sustentável”, avalia Ricardo Senna, secretário adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Ricardo Senna coordenou o Simpósio e a Oficina de Uso Público em Parques de MS, realizada pelo WWF Brasil e a Semagro, com o apoio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o Instituto Semeia. O evento reuniu cerca de 200 participantes nos dois dias de realização, com programação intensa de palestras com especialistas que compartilharam as experiências em gestão de áreas protegidas no Brasil, Paraguai e Bolívia.

Também foi apresentada a situação atual das Unidades de Conservação Estaduais (Parque Estadual do Prosa; Parque Estadual Matas do Segredo; Parque Estadual do Rio Negro; Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema; Parque das Nascentes do Rio Taquari; Estrada Parque Pantanal; Monumento Natural Rio Formoso; Monumento Natural Gruta Do Lago Azul; Apa Rio Cênico; Estrada-Parque Piraputanga; Estrada Parque Do Pantanal).

“O trabalho agora será focado na identificação e mapeamento, dentro das áreas protegidas de responsabilidade do Governo do Estado, das condições de infraestrutura e logística, das aptidões recreativas, esportivas, turísticas, histórico-cultural. Também temos de dar celeridade no processo de regularização fundiária dessas áreas para dar segurança jurídica. Queremos encontrar o modelo de uso público que seja o mais adequado às necessidades e particularidades dos nossos Parques Estaduais. Temos a chance de criar um modelo de integração homem-natureza. A partir dessa oficina, esperamos imprimir um ritmo acelerado de implantação de parceria com a iniciativa privada em nossos parques”, afirmou Ricardo Senna.

Na abertura do Simpósio de Uso Público em Parques de MS, a Semagro e o WWF Brasil firmaram Acordo de Cooperação para realização de projetos, estudos, pesquisas, capacitação de pessoal e outras atividades de interesse das partes, voltadas à conservação da biodiversidade. Também foi firmado Acordo de Cooperação entre a SEMAGRO, a SEGOV e o Instituto Semeia, para o desenvolvimento de projetos de parcerias para manutenção, gestão e operação de Unidades de Conservação do Estado de Mato Grosso do Sul, incluindo a melhoria de suas estruturas.

Participaram o secretário Eduardo Riedel, da Segov; o secretário Jaime Verruck, da Semagro; o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna; o deputado estadual Renato Câmara; o diretor-presidente do Imasul, André Borges; a diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís Caramori; Leonardo Tostes Palma, gerente de Unidades de Conservação do Imasul; Cássio Bernardino, Analista de Conservação do WWF Brasil; Fábio Edir, do Escritório de PPPs da Segov; técnicos da Semagro, do Imasul, do WWF Brasil; Fernando Pieroni e Victor Hugo Corrêa Costa, do Instituto Semeia; Carlos Henrique Velasques Fernandes, do ICMbio; Elton Silveira, Superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da SEMA-MT; Rodrigo Goes, da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas, de Porto Alegre; Eduardo Coelho, da RPPN Rio da Prata e Mimosa e técnicos do governo estadual e gestores de unidades de conservação estaduais.

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.