O governador Reinaldo Azambuja assinou nesta sexta-feira (1º) decretos que autorizam a realização de novos concursos públicos estaduais. Conforme os documentos, que serão publicados em edição do Diário Oficial do Estado (DOE-MS) serão ofertadas 99 vagas para a carreira de Fiscalização e Gestão Ambiental do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), sendo 61 para nível superior e 38 para nível médio, distribuídos entre Fiscal Ambiental (40 vagas), Analista Ambiental (21), Técnico Ambiental (10), Técnico em Serviços Ambientais (23) e Guarda Parque (5).
De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a autorização da realização do concurso para o Imasul “atende à demanda do Instituto e foi viabilizada para garantir o aprimoramento dos trabalhos realizados pelo órgão em prol do desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul”.
O governador Reinaldo Azambuja ressaltou que o objetivo do Governo do Estado é “reforçar nossa segurança pública com novos policiais e bombeiros, aprimorar o trabalho ambiental em todo o Estado e também aperfeiçoar nossa área de tecnologia da informação. Estamos visando a melhora dos serviços públicos e o atendimento à população”.
Ao todo, foram autorizadas 909 novas vagas para o quadro de servidores da Semagro/Imasul, Sejusp (Justiça e Segurança Pública) e Sefaz (Fazenda). A maior parte das vagas é para as carreiras vinculadas à Sejusp. Serão 780, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, 250 para soldados do Corpo de Bombeiros, 20 para oficiais da Polícia Militar e 10 para oficiais dos Bombeiros.
As últimas 30 vagas oferecidas vão para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação na SGI (Superintendência de Gestão da Informação), que é vinculada à Sefaz.
“Feito o concurso público vem mais policial para atender a demanda da população. Isso fortalece as políticas governamentais na área da segurança pública, mas também atendemos o meio ambiente e o nosso serviço de inteligência que cuida da TI [Tecnologia da Informação] do Estado. Então, é mais um complemento dos concursos que já validamos para fortalecer ainda mais as estruturas do Estado do Mato Grosso do Sul”, completou Reinaldo Azambuja.
Com os decretos de autorização assinados, a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), em conjunto com as secretarias que estão ofertando as vagas, vão organizar a realização dos concursos, estabelecendo normas e procedimentos para o recrutamento e seleção dos candidatos, observados os dispositivos da legislação vigente.
Editais vão definir as atribuições de comissão organizadora, informarão as fases e os requisitos para aprovação em cada uma delas, as modalidades das provas, seus conteúdos e forma de avaliação, requisitos legais para ingresso na carreira e o prazo de validade do concurso público.
Com Bruno Chaves, Subcom