Campo Grande (MS) – Com reafirmação do compromisso de “gestão integradora”, o diretor presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ricardo Eboli, abriu na manhã desta terça-feira (5) a Semana do Meio Ambiente, em evento que teve como ponto alto a palestra do advogado Antônio Fernando Pinheiro Pedro sobre “O Novo Código Florestal após julgamento do STF”. “Não precisamos perpetuar modelos antigos de gestão, nossa meta é trabalhar em conjunto com os segmentos produtivos”, enfatizou.
O evento, que aconteceu no auditório Shirley Palmeira do Imasul, reuniu autoridades, técnicos, gestores, sobretudo profissionais e estudantes de Direito interessados no tema da palestra. O garoto Roaldo Alexandre, de apenas 13 anos, irmão de uma servidora do Imasul, deu um show de talento na gaita em dupla com Luciano Ribas no violão, interpretando músicas regionais nos momentos que antecederam o início dos trabalhos.
O diretor presidente do Imasul destacou as principais ações do órgão nos últimos anos. Traçando um paralelo sobre recente movimento grevista que paralisou o país, Eboli salientou que o problema pode ser solucionado porque havia margem para negociação. “Mas com os recursos naturais não tem como negociar. Se acabar, acabou. Por isso é importante conservar”.
Representando a seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o advogado Arlindo Muniz manifestou preocupação dos operadores de Direito e investidores em geral com a falta de clareza do Judiciário no tocante às regras ambientais. “Rogamos por respeito à norma posta”, frisou.
O vereador André Salineiro falou em nome da Câmara Municipal de Campo Grande e cumprimentou o Imasul por ter conquistado papel de destaque em nível nacional, sendo referência a outros Estados no regramento ambiental. Já o gerente jurídico da WWF Brasil, Fernando Antunes Caminati, destacou o trabalho em parceria com o instituto – que já vem há 20 anos – e manifestou o desejo de dar continuidade.
O Imasul e a WWF assinaram, na ocasião, aditamento de Termo de Cooperação com a finalidade de realizar projetos, estudos, pesquisas, capacitação pessoal e outras atividades de interesse dos partícipes, voltadas à conservação da biodiversidade, especialmente à criação e gestão de unidades de conservação e demais áreas protegidas em Mato Grosso do Sul.
Programação
A programação de atividades alusiva à Semana do Meio Ambiente traz ainda outros eventos durante esta e a próxima semana. Na sexta-feira, dia 8, às 10h, o Imasul presta homenagem à servidora Eni Garcia de Freitas (in memoriam), dando seu nome ao conjunto de laboratórios de análise da água. Eni trabalhou por três décadas no Estado, foi a idealizadora e responsável pela instalação dos laboratórios do Imasul, e faleceu em 2015 vítima de leucemia. Em reconhecimento aos serviços prestados, os servidores do Imasul decidiram homenageá-la.
A programação de atividades prossegue no dia 16 com uma trilha no Parque do Prosa exclusiva para servidores do Imasul, seguida de plantio de mudas no “Bosque dos Servidores” localizado dentro do Parque das Nações Indígenas. Na ocasião, acontece lançamento do Projeto Ginástica Laboral para servidores do Imasul. O projeto se estende até o fim do ano, sendo que uma vez por semana os servidores que desejarem podem participar das atividades, sem qualquer custo.
Encerrando a programação, no dia 19, pela manhã e à tarde, haverá atendimento preventivo de câncer às servidoras do Imasul pelo ônibus da Cassems, no pátio do órgão. Neste dia, exames de mamografia e Papanicolau poderão ser feitos sem custo nenhum para as servidoras conveniadas à Cassems.
Veja fotos do evento na galeria abaixo: