Campo Grande (MS) – Em três dias de trabalho na Operação Piracema, fiscais do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) apreenderam 343 kg de pescado irregular em fiscalizações realizadas em peixarias e restaurantes de Campo Grande, na rodovia BR-262 e na estrada MS-352 (Ponte do Grego). A ação vai acontecer até 28 de fevereiro e deverá abranger todas as regiões de Mato Groso do Sul.
Um grupo formado por 30 servidores do Imasul, em sua maioria fiscais, foi designado para a Operação Piracema e está reforçando o trabalho de fiscalização do Governo Estado. “Desde quarta-feira (7), fiscais do Instituto têm saído a campo para verificar a situação em peixarias, restaurantes, hotéis, bares e similares na Capital. Hoje (10), iniciamos a atuação nas estradas, em conjunto com a PMA e com o apoio da PRF”, comenta o diretor-presidente do Imasul, André Borges, que acompanhou o trabalho dos fiscais no posto da PRF na BR-262, em Terenos, juntamente com o diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto, Osvaldo Santos.
De acordo com o secretário em exercício da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Senna, “esse reforço dos fiscais o Imasul nos trabalhos da Operação Piracema foi decidido em novembro do ano passado, quando anunciamos o trabalho conjunto de fiscalização para a Piracema”.
Balanço parcial
Entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9), seis equipes, cada uma com três fiscais ambientais do Imasul, juntamente com a Vigilância Sanitária, vistoriaram 32 estabelecimentos em Campo Grande, dentre peixarias e restaurantes. Nestes locais foram apreendidos 335 kg de pescado irregular (sem documentação ou exemplares fora do tamanho permitido no período de defeso).
- Fiscais do Imasul em ação em Campo Grande
- Nas peixarias e restaurantes da Capital foram apreendidos 335 kg de pescado irregular
- 32 estabelecimentos foram fiscalizados
Além disso, na ação realizada no posto da PRF na BR-262, foram realizadas 100 abordagens das 9h às 12h e apreendidos 8kg de pescado irregular. Na MS-352 (Ponte do Grego), foram realizadas mais 70 abordagens e aprendidas duas motosserras sem documentação (LPU – Licença de Porte e Uso). As equipes são coordenadas pela Gerência de Controle e Fiscalização (GCF) do Imasul. “Na próxima semana vamos intensificar a fiscalização nas rodovias e em outros pontos estratégicos do Estado”, informou Luís Mário Ferreira, gerente da GCF.
- Pescado irregular apreendido na BR-262
- Pescado irregular aprendido pelo Imasul
“Esse é um resultado parcial, mas a nossa ação vai até 28 de fevereiro, reforçando o trabalho da PMA. Essa atividade do Imasul integra o conjunto de ações integradas do Governo para coibir a pesca predatória durante o período de defeso nos rios de Mato Grosso do Sul”, finalizou André Borges.