Imasul capacita técnicos das regionais para análise de processos de outorga de recursos hídricos

Categoria: RECURSOS HÍDRICOS | Publicado: segunda-feira, julho 20, 2020 as 11:14 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul realizou na tarde de sexta-feira (17), capacitação para análise de processos de outorga superficiais e de barramentos. Realizada de forma não presencial, seguindo as orientações dos decretos estaduais em tempos de pandemia, contou com a participação de 14 técnicos que atuam no interior nas regionais do Imasul e municípios com licenciamentos descentralizados.

Considerando que toda solicitação ao Imasul em recursos hídricos, são feitos por meio da internet, em processos virtuais abrigados no SIRIEMA - Sistema de Registro e Informações Estratégicas do Meio Ambiente, é muito importante levar ao público/técnicos/ iniciativa privada, o conhecimento dos procedimentos abrigados na página, como forma de aprimoramento da gestão dos recursos hídricos, no estado de Mato Grosso do Sul.

“Estamos trabalhando em uma gestão participativa, conforme preconiza a Política Estadual de Recursos Hídricos, Lei 2.406/2002, promovendo discussões por meio virtual e levando aos interessados assuntos como os instrumentos de gestão. A ideia é ampliar cada vez mais essas discussões, para que a sociedade civil tenha acesso ao conhecimento, compreenda a importância da conservação e uso racional da água” comentou o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio.

Participaram da capacitação os técnicos dos municípios de Três Lagoas, Laguna Carapã, Amambai, Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã, além dos técnicos do Imasul de Campo Grande.

Na capacitação foram abordados os seguintes temas: Análises do Cadastro Estadual de Recursos Hídricos, análises de disponibilidade hídrica superficial e passo a passo do sistema Siriema.

Com informações da Gerência de Recursos Hídricos

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira