Imasul contrata horas-voo de aeronave para combate a incêndios em Unidades de Conservação

Categoria: AÇÃO ESTRATÉGICA, MEIO AMBIENTE | Publicado: terça-feira, abril 20, 2021 as 14:33 | Voltar

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (20), o Extrato do Contrato N° 0001/2021/IMASUL para a contratação de serviço de locação de aeronave por hora-voo da Serrana Aviação Agrícola Ltda – EPP. O contrato, no valor de R$ 2.950.000,00, tem como fonte pagadora recursos de compensação ambiental. Ele integra o montante de investimentos do Governo do Estado para a prevenção e o combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, no valor global de R$ 56,6 milhões, conforme anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja em janeiro deste ano.

De acordo com o contrato, a empresa vai fornecer todos os equipamentos e pessoal para execução do serviço, quando demandado, no atendimento às necessidades das unidades de conservação e suas zonas de amortecimento, além da área de uso restrito na planície inundável do Pantanal.

“Essa é uma ação de prevenção. Estamos nos precavendo para o caso de incêndios ocorrerem, a exemplo do cenário dos dois últimos anos. É uma preparação para termos melhores condições para o combate. No ano passado, com o apoio do setor sucroalcooleiro e das prefeituras do interior, utilizamos esse tipo de aeronave no combate ao incêndio no Parque das Nascentes do Rio Taquari e foi muito importante. Agora, já temos essa possibilidade, com a contratação das horas-voo. Importante frisar que, de acordo com o contrato, o Estado só paga se usar. O que temos é uma garantia de custo com a empresa, que ofereceu o menor preço e tem de honrar com ele quando for acionada”, diz o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

Conforme o anúncio feito em janeiro de 2021 pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck, serão investidos R$ 56,6 milhões na compra de veículos e equipamentos, incluindo um avião Air Tractor, modelo norte-americano capacitado para combate de alta precisão a incêndios florestais, além de treinamento dos bombeiros e horas-voo de aeronave para combate fogo. No início desta semana, o Governo do Estado publicou o decreto que instituiu o PEMIF (Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo), mais uma importante ferramenta de prevenção e combate aos incêndios Florestais no Estado.

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira