Imasul e Aneel apresentam estudos de potencialidades hidrelétricas do Rio Pardo

Categoria: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, LICENCIAMENTO AMBIENTAL | Publicado: quarta-feira, junho 5, 2019 as 16:09 | Voltar

Campo Grande (MS) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) desenvolveram em conjunto estudos de potencialidades hidrelétricas do Rio Pardo, um dos principais cursos d’água de Mato Grosso do Sul, localizado na Bacia do Rio Paraná. Os resultados serão apresentados nesta quinta-feira (6), durante entrevista coletiva no Imasul, com as presenças do diretor da Aneel, André Pepitone; do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck; e do diretor-presidente do órgão ambiental estadual, Ricardo Eboli.

Trata-se do primeiro Inventário Participativo de Potencial Hidrelétrico feito no Estado. Todo curso do Rio Pardo foi estudado e mapeado e os técnicos identificaram sete locais com potencialidade para ser instalada PCH (Pequena Central Hidrelétrica). Juntas, essas usinas terão 130 MW de potência e poderão gerar energia suficiente para abastecer uma cidade de 1 milhão de pessoas. Os investimentos previstos para instalar essas sete usinas somam R$ 1 bilhão.

Ricardo Eboli justifica a importância do Inventário Participativo que, segundo ele, dá mais segurança aos empreendedores quanto à emissão das licenças ambientais. “Isso acontece porque o órgão ambiental participou diretamente dos estudos de inventário, dando a esses estudos uma condição de pré-viabilidade. Posso assegurar que todos os cuidados, todas as exigências legais, todos os parâmetros de licenciamento estão contemplados. Do ponto de vista ambiental esses investimentos podem ser feitos numa condição de plena segurança”, disse.

Serviço: A apresentação do Inventário Participativo será às 9h desta quinta-feira (6), no auditório Shirley Palmeira do Imasul, localizado na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, s/n Quadra 3, Bloco 3, Parque dos Poderes, em Campo Grande. Logo após, as autoridades presentes concedem entrevista.

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.