Imasul e PMA fazem operação conjunta no último feriado antes do início da Piracema

Categoria: FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL, PESCA | Publicado: quinta-feira, outubro 29, 2020 as 15:29 | Voltar

Campo Grande (MS) – Começou às 12 horas dessa quinta-feira (29) e se estende até o dia 5 de novembro a Operação Ictiofauna II, trabalho conjunto do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e da Polícia Militar Ambiental visando coibir a pesca predatória nos rios do Estado. A previsão é de que muita gente aproveite o feriado de Finados – que emenda com o fim de semana – para pescar, já que a partir do dia 5 de novembro começa o período de defeso – a Piracema – e a atividade estará proibida em todo Estado até o final de fevereiro do próximo ano.  A operação envolverá 290 policiais e 20 fiscais do Imasul.

“O objetivo nosso é levar a presença do Estado para garantir o direito do cidadão de praticar a pesca dentro das conformidades, respeitando as normas, e coibir a pesca ilegal, predatória. Estamos totalmente empenhados na conservação da natureza. Com a estiagem prolongada, os rios estão com o nível muito baixo, isso deixa os peixes numa situação mais vulnerável”, observou o presidente do Imasul, André Borges.

Nos rios Paraná, Aporé e Paranaíba a Piracema começa mais cedo, dia 1º de novembro. Portanto, a pesca só pode ser feita até a meia-noite do dia 31 de outubro. As equipes vão dedicar maior atenção ao leito desses rios no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória. Porém haverá fiscalização em todos os principais rios piscosos do Estado, é importante que os pescadores fiquem alertas, estejam portando a licença de pesca emitida pelo site do Imasul, usem petrechos e iscas permitidos pela legislação e só retirem da água peixe na medida aceita (nem menor, nem maior; cada espécie tem suas medidas).

Durante esta operação também haverá atenção especial ao crime de tráfico de animais silvestres e à caça. Na Primavera ocorre o período de reprodução das aves e é quando os filhotes de papagaio são vítimas dos traficantes, muitos acabam presos e os animais resgatados e trazidos ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), porém a sobrevivência não é garantida. “Chegam muito pequenos, muito frágeis, a gente trata da melhor maneira possível, entretanto nem todos se salvam”, afirma o coordenador técnico do CRAS, Lucas Cazatti.

A PMA já vem fazendo um trabalho preventivo com o monitoramento de ninhos na região em que o problema do tráfico é mais recorrente: nos municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Taquarussu e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.

Piracema

A Piracema é o período de defeso reservado à reprodução das espécies aquáticas, uma trégua para que a natureza possa perpetuar a vida. No Mato Grosso do Sul a Piracema é fixada pela Resolução Semac número 24, de 6 de outubro de 2011, e alterada pela Resolução Semac número 2 de 4 de fevereiro de 2013, que estabelece a proibição da pesca nos rios de domínio do Estado de Mato Grosso do Sul, anualmente, no período de 5 novembro a 28 de fevereiro.

Nos rios Paraná, Aporé e Paranaíba (de domínio da União), o período de defeso inicia-se no dia 1º de novembro e só terminará no dia 28 de fevereiro de 2021, conforme a Instrução Normativa nº 25 de 1º de setembro de 2009 do IBAMA.

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.