Com o propósito de fortalecer a educação ambiental entre crianças e adolescentes, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) promoveu, na quarta-feira, uma saída pedagógica no Parque Estadual das Águas Emendadas (PENT). A atividade proporcionou aos estudantes uma vivência direta com a natureza, despertando valores de preservação e práticas sustentáveis.
A iniciativa integrou as ações, que aproximam a comunidade escolar da realidade das Unidades de Conservação, ampliando o conhecimento sobre os ecossistemas e estimulando a conscientização ambiental desde cedo.
Participaram da visita 24 alunos e 4 professores da Escola Municipal Cotrisa de Baús – Polo, além de 25 alunos, 2 professores e 1 militar da Escola Cívico-Militar Adenocre Alexandre de Morais, reunindo mais de 50 estudantes em uma experiência de aprendizado fora da sala de aula.
Educação ambiental na prática
As atividades começaram logo pela manhã, com a acolhida e apresentação da Unidade de Conservação, destacando os desafios de preservação e os riscos naturais do ambiente, como fauna silvestre, trilhas e plantas tóxicas.
Na sequência, os alunos participaram de palestras conduzidas por profissionais ambientais e gestores do Parque, que trataram de temas fundamentais como a importância da biodiversidade, os impactos das ações humanas sobre os ecossistemas aquáticos e marinhos e o papel das Unidades de Conservação na proteção do meio ambiente.
Os estudantes também realizaram uma atividade de campo orientada, com observação e coleta de dados da fauna, flora e características físicas do local. Esse momento favoreceu registros fotográficos, anotações e reflexões sobre os impactos ambientais, aproximando o conhecimento teórico da prática cotidiana.
A diretora da Escola Municipal Cotrisa de Baús – Polo, Deisi Steinhorst, também destacou a importância da atividade para o contexto da escola rural:
“Nossa escola é rural e um dos principais pontos na educação é a preservação do meio ambiente. Trazer as crianças para conhecer o Parque é muito importante. Alguns já conheciam, outros tiveram o primeiro contato com esse meio, e observar o encantamento deles diante da grandiosidade dos cânions foi gratificante”, afirmou.
Vivência coletiva e reflexão
Após um lanche coletivo, o grupo participou de uma roda de conversa, onde puderam compartilhar impressões, levantar dúvidas e dialogar com monitores e professores. Esse momento de integração foi essencial para incentivar a pesquisa, o pensamento crítico e a valorização do patrimônio natural.
A bióloga e gerente de projetos do Instituto Taquari Vivo, Letícia Koutchin Reis, ressaltou o caráter integrador da ação:
“Receber os alunos das escolas da região do Parque foi uma oportunidade especial de aproximar a comunidade do nosso trabalho de conservação e restauração. Durante a visita, pudemos conversar sobre a importância de proteger as nascentes e a biodiversidade local e, de forma prática e criativa, as crianças participaram de uma oficina de impressão botânica em papel, usando folhas e flores coletadas ao redor do parque. Essa vivência também dialoga com o Projeto Caminhos das Nascentes, que pretende restaurar mais de 300 hectares dentro do PENT. Foi uma experiência muito rica, que uniu arte, ciência e educação ambiental, despertando nos alunos o olhar para a natureza e para o papel que cada um pode exercer na sua preservação”, destacou.
Formando cidadãos conscientes
Para o Imasul, ações como esta são essenciais para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. Ao inserir a educação ambiental na rotina escolar de forma prática e participativa, amplia-se a compreensão sobre a necessidade de conservar os ecossistemas e de adotar comportamentos responsáveis no dia a dia.
O diretor-presidente do Imasul, André Borges, destacou que a atividade cumpre um papel estratégico no fortalecimento da consciência ambiental entre as novas gerações.
“Ao vivenciarem de perto o funcionamento de um ecossistema e compreenderem seus desafios, os estudantes passam a enxergar a importância de viver em harmonia com a natureza e de adotar práticas sustentáveis no dia a dia”, afirmou.
Gustavo Escobar – Imasul
Fotos: Imasul – Costa Rica