Imasul participa da elaboração do plano nacional para conservação de mamíferos em extinção

Categoria: COOPERAÇÃO, NOSSO TRABALHO | Publicado: terça-feira, novembro 5, 2019 as 12:21 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) participou da oficina de elaboração do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Pequenos Mamíferos ameaçados de extinção de áreas abertas – PAN. A oficina aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, em Atibaia/SP.

Ana Paula Felício, fiscal ambiental/ Zootecnista, coordenadora da Unidade de Fauna da Gerência de Recursos Pesqueiros e Fauna do Imasul representou o Instituto na oficina. O trabalho consiste em traçar objetivos e elaborar ações que possam diminuir as ameaças sobre as 19 espécies contempladas no plano. Além disso, também vai avaliar a efetividade, eficácia e eficiência dos resultados obtidos.

As principais ameaças às espécies alvo do PAN são: agricultura irregular, expansão urbana desordenada, turismo desordenado, extração ilegal de areia, caça, entre outras. Participaram da oficina representantes dos estados onde essas espécies são encontradas, além do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade – ICMBio, que coordena, universidades e instituições do terceiro setor.

Os Planos de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN) são instrumentos de política pública que têm por objetivo identificar as ameaças e pressões às quais a fauna e os ambientes naturais estão submetidos.

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.