Campo Grande (MS) – Técnico do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) participou, ao lado de outros 28 selecionados de vários países da América Latina, do curso Coleta e Preservação de Amostras de Água e Sedimento, ocorrido entre os dias 24 a 28 de abril, em São Paulo. O curso foi promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com a Unesco e a Cetesb, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, e teve tradução simultânea para os idiomas Português, Espanhol e Inglês.
O Imasul foi representado pelo fiscal ambiental Edmur Lavezo Gomes, lotado na Unidade de Laboratório e responsável pelo biomonitoramento de rios e riachos por meio da análise da comunidade de macroinvertebrados bentônicos. Entre os conteúdos abordados constaram as variáveis físico-químicas e biológicas de qualidade de água e sedimentos, planejamento de redes de monitoramento, padrões e parâmetros de importância sanitária e ambiental, seleção de locais de amostragem, operação de equipamentos, segurança em trabalho de campo, métodos de coleta e preservação de amostras.
Na avaliação do gerente de Controle e Fiscalização do Imasul, Luiz Mário Ferreira, a capacitação de servidores do Imasul, aliada aos processos envolvidos no Qualiágua, Progestão e de acreditação ISO 17025, poderá fortalecer o programa de monitoramento das águas e sedimentos que vem sendo realizado há mais de vinte anos no Estado.