Imasul participa de mutirão que retirou 6 toneladas de lixo do Rio Miranda no sábado

Categoria: COMITÊS DE BACIA, CONSERVAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECURSOS HÍDRICOS | Publicado: segunda-feira, novembro 25, 2019 as 12:45 | Voltar

Campo Grande (MS) – Servidores da Gerencia de Recursos Hídricos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) participaram, neste sábado (23), da Campanha Rio Miranda Limpo 2019 que retirou cerca de 6 toneladas de materiais do leito e das encostas do rio. Esse foi o quarto Movimento de Limpeza e Preservação do Rio Miranda, cujo objetivo é envolver a população em geral, principalmente os ribeirinhos e os proprietários de pesqueiros e fazendas, sensibilizando-os quanto à importância da conservação das águas da bacia hidrográfica do Miranda.

Atuaram diretamente 150 pessoas com 22 embarcações, 3 caminhões caçamba, 1 caminhão utilitário, 2 viaturas da PMA, 1 ambulância, 1 pá carregadeira, 1 retroescavadeira, 2 veículos de apoio, 1 viatura do Corpo de Bombeiros e 1 caminhão do Exército. O grupo trabalhou desde as 7h até às 16h, percorrendo cerca de 200 quilômetros do rio, do trecho a partir da Aldeia Lalima, Chapena, Betione, Pedra Branca, Porto XV, Ponte do Rio, Prainha do Coqueiro/Estirão e Salobra. A limpeza não se restringiu ao leito do rio, os voluntários recolheram lixo também das margens.

Foram retirados em torno de 6 toneladas de material do Rio Miranda, sendo plásticos, cadeiras, camas, arames, latas, garrafas de vidros, carcaças de eletrodomésticos como fogão, geladeira e televisão. O grupo encontrou também anzol de galho e espinheis que são proibidos nessa época do ano, tendo em vista que a pesca está suspensa em respeito ao período de defeso.

Todo lixo recolhido foi depositado em três pontos de apoio: Ponte do Rio Miranda, Campo de Instrução Betione e Salobra. O material será entregue à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Miranda para separar o que pode ser reaproveitado.

A ação foi organizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Miranda (Condema) e contou com várias parcerias, entre elas: Imasul, Promotoria de Justiça e Meio Ambiente, Campo de Instrução Betione, Corpo de Bombeiros Militar de Aquidauana, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Miranda, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, Associação Rural Vale do Rio Miranda, Associação Visit Pantanal, Associação Comercial e Industrial de Miranda, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena, Polícia Militar Ambiental, Colônia de Pescadores Profissionais Z5, Fundação Neotrópica do Brasil, Sanesul, Pesqueiro da Cida, Pesqueiro da Neuza, Pesqueiro Pedra Branca, Pesqueiro Chapena, Rotary Club de Miranda, Lions Club, e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Miranda.

Segundo a presidente do Condema, Lucia Mara Figueiredo, a ação visa “mostrar à população que juntos somos mais fortes e que estamos sempre dispostos a realizar Educação Ambiental em prol de um ambiente limpo". Para as técnicas do Imasul presentes no evento, Claudete Bruschi, Elisabeth Arndt e Marcia Caires, iniciativas como essa demonstram a necessidade de novas atitudes e cuidados pela manutenção dos recursos naturais, sobretudo a água, a maior riqueza do Estado. O ideal é cada cidadão descartar seu resíduo adequadamente.

Veja mais fotos na galeria abaixo:

Publicado por: João Prestes