Imasul prorroga contratos de serviços dos técnicos que atuam no Programa Qualiágua

Categoria: QUALIÁGUAS | Publicado: segunda-feira, junho 15, 2020 as 15:33 | Voltar

Campo Grande (MS) – O diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges, assinou na manhã desta segunda-feira (15) a prorrogação dos contratos de serviços dos três técnicos selecionados por Processo Seletivo para atuar no Programa Qualiágua (Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade da Água). Esses técnicos foram contratados em 2018 para atuarem pelo prazo determinado de dois anos, havendo a possibilidade de prorrogação por mais um ano, o que foi feito hoje.

“São profissionais capacitados que desempenharam de forma exemplar suas funções, dentro do que foi acordado com a Agência Nacional das Águas e atendendo a necessidade dos laboratórios do Imasul. Além disso, já estão dominando plenamente os procedimentos, de modo que a prorrogação do contrato já era prevista e se torna imprescindível para que o programa tenha continuidade”, avaliou Borges.

Os técnicos são: a bióloga Neila Maria Sandim da Costa, a química Solange Moraes de Paula Acuña e o técnico em química Hugo Rodrigo Souza de Almeida. Entre as atividades que desenvolvem estão os serviços de amostragem, medições quali-quantitativas em campo, análises laboratoriais e controle de qualidade analítica da água.

O Programa Qualiágua é uma iniciativa da Agência Nacional de Água (ANA) e visa, entre outros objetivos, contribuir para a gestão sistemática dos recursos hídricos por meio da divulgação de dados sobre a qualidade e a quantidade das águas superficiais no Brasil a toda a sociedade. O Imasul faz parte do Programa desde 2016, e junto com os demais Estados participantes, constituem a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA).

A bióloga Marcia Cristina de Alcântara Silva, gestora do programa junto ao Imasul, diz que a iniciativa possibilitou ao Estado expandir os pontos de coleta (eram 110 e agora já somam 194), de forma a cobrir todo o território estadual. Em cada ponto, periodicamente, os técnicos coletam amostras da água que são levadas aos laboratórios do Imasul e submetidas a análises para avaliar as condições atuais da qualidade da água.

A partir do resultado dessas análises é possível fornecer subsídios à gestão de recursos hídricos, com dados necessários aos processos de outorga, cobrança e enquadramento dos corpos de água; fornecer subsídios à gestão ambiental, gerando dados técnicos para embasar o licenciamento ambiental, a fiscalização ambiental, o controle da poluição das águas e a preservação da biodiversidade; gerar informações técnicas precisas sobre as condições atuais e as tendências da qualidade dos recursos hídricos do Estado, e divulgá-los à população em geral, usuários de recursos hídricos, órgãos públicos afins, ONG’s e imprensa.

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.