Imasul realiza ação contra Aedes aegypti no Parque Matas do Segredo

Categoria: FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL | Publicado: segunda-feira, janeiro 25, 2016 as 12:40 | Voltar
Foto: Carlos Leal

Foto: Carlos Leal

Campo Grande (MS) – o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) realizou na manhã desta segunda-feira (25) mais uma ação intensiva de combate a possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Desta vez os técnicos percorreram o Parque Estadual Matas do Segredo, na região Norte de Campo Grande.

Servidores da Gerência de Unidades de Conservação do Imasul – que realiza a administração de 11 parques estaduais – guarda-parques e policiais militares ambientais percorreram todas as trilhas do local e também alertaram os moradores das ruas que circundam o Parque sobre os riscos das doenças. Durante a ação com a comunidade foram distribuídos panfletos educativos.

“Mais uma vez encontramos muito lixo descartado no local, apesar da limpeza frequente feita justamente para evitarmos a proliferação do mosquito. Também constatamos a existência de entulho e pneus nas ruas que circundam o parque, principalmente na Marquês de Herval. Por isso consideramos o trabalho de conscientização dos moradores muito produtivo” avaliou gestora do Matas do Segredo, Ana Cristina Bergler.

Foto: Carlos Leal

Foto: Carlos Leal

Matas do Segredo - Remanescente de cerrado protegido dentro do perímetro urbano de Campo Grande, o Parque Matas do Segredo foi criado em 2000 e conta em seus 177,88 hectares com diversas nascentes que formam o Córrego Segredo. Rodeado por bairros populosos, o Parque recebe a pressão do crescimento do município. Por isso sua importância na preservação de áreas verdes que ainda restam na Capital.

É no local que funciona o Projeto Florestinha, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, que atende crianças em horário extraclasse para desenvolver a consciência ambiental e a cidadania. Com atividades diversas, eles aprendem a importância da conservação e ainda auxiliam a gestão do Parque nas campanhas de conscientização da população do entorno.

Serviço: O trabalho de eliminação de focos do mosquito é intensivo em todas as unidades de conservação urbanas que estão sob a responsabilidade do Imasul: Parque Estadual Matas do Segredo, do Prosa e o Parque das Nações Indígenas.

Para ajudar a manter os parques urbanos limpos e livres de focos o Governo do Estado conta também com a ajuda da população, fiscalizando o descarte irregular de lixo no entorno e denunciando qualquer desconformidade. O telefone de contato com o Imasul é o 3318-5600.

Foto: Carlos Leal

Foto: Carlos Leal

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.