Alunos do curso de formação dos Bombeiros fazem aulas no CRAS sobre contenção de animais silvestres

Categoria: COOPERAÇÃO | Publicado: quinta-feira, fevereiro 25, 2016 as 15:40 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul realiza ao longo desta quinta-feira (25), no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na Capital, um curso de contenção e captura de animais silvestres voltados para alunos do curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá.

Durante o curso 152 alunos receberão instruções teóricas e práticas de captura de animais em ambientes urbanos e rurais. O principal objetivo é garantir a segurança tanto dos bombeiros que realizarão o trabalho quanto dos animais, que serão encaminhados para a reabilitação e, se possível, posterior soltura.

“A contenção é o primeiro passo da reabilitação. Consideramos que faz parte do tratamento e deve ser realizada com o máximo de cuidado, para ampliarmos as possibilidades de soltura dos animais aos seus habitats naturais”, explica a veterinária do CRAS, Cláudia Regina Macedo Coutinho.

São apresentados no curso técnicas e materiais específicos que garantem a segurança neste tipo de missão, como calmantes, rifles de dardos, pinças, zarabatanas e ganchos. Cada bicho possui um método de captura, que deve se pautar pelo menor estresse possível.

De acordo com coordenadora do CRAS, Nara Pontes, o curso é importante para ampliar a segurança em uma missão que já é cumprida pelos Bombeiros em algumas cidades do interior do Estado, como Corumbá. “Em épocas de cheias, é comum o aparecimento de felinos na região do Pantanal. Por isso o cuidado na contenção deve ser redobrado”, disse.

“Possuímos em nosso batalhão todos os equipamentos necessários para a captura. Somente no ano passado conseguimos recuperar cerca de 100 animais silvestres na área urbana de Corumbá. O curso realizado pelo CRAS é uma forma de complementar a formação dos soldados e reciclar os conhecimentos de quem já atua nestas missões”, avalia o tenente Victor Shiroma.

CRAS - Entre janeiro e dezembro de 2015, o trabalho realizado pelos técnicos do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres possibilitou que 600 animais recebidos pelo local fossem devidamente tratados e colocados nas condições adequadas para serem devolvidos aos seus habitats naturais.

Administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o CRAS recebeu em 2015 pouco mais de 2500 animais (entre aves, mamíferos e répteis), sendo que 600 foram soltos na natureza, 850 vieram a óbito e 1550 ainda estão alojados no Centro, aguardando as condições devidas para a soltura ou em tratamento veterinário na quarentena.

Desde o ano passado, a Semade o Imasul têm fomentado e estabelecido mais parcerias e convênios com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental, entre outros órgãos que atuam em conjunto na preservação e em atividades de fiscalização.

Bombeiros fazem aulas no CRAS 2

Bombeiros fazem aulas no CRAS 4

Bombeiros fazem aulas no CRAS 3

Fotos: Marcelo Armôa/Imasul

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.