Imasul retoma atividades da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental e oferece curso

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 8, 2017 as 15:52 | Voltar

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, coordenada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e integrada por agentes públicos e representantes de entidades civis, retoma as atividades neste ano com Curso EAD para capacitação de seus membros e convidados intitulado Conhecer, Fortalecer e Articular.  O assunto foi discutido na 48ª reunião ordinária da comissão, realizada nesta terça-feira (7), no auditório do Imasul.

O curso será específico para membros das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental de todo Brasil e convidados, tem início dia 16 de março e as inscrições serão feitas pela coordenação das CIEA's nos estados por meio de formulário que será enviado ao Ministério do Meio Ambiente até dia 15/03.  Com duração de 60 horas/aula, o curso será ministrado à distância simultaneamente para os 27 estados da Federação, com turmas de 40 alunos cada. O objetivo é qualificar os membros representantes das entidades para que possam atuar nos espaços de discussões e decisão, visando a efetividade da Educação Ambiental como política pública e o fortalecimento da participação e controle social. Além desse curso, o Ministério do Meio Ambiente oferece diversos outros cursos à distância, para conhecer basta acessar aqui.

Mato Grosso do Sul, assim como os outros 26 estados, indicaram tutores estaduais para acompanhar o desenvolvimento das turmas, que também terá tutoria nacional, por meio dos  Ministérios do Meio Ambiente e da Educação.

Outra atividade apresentada e discutida na reunião da CIEA foi a proposta de elaboração do Programa Estadual de Educação Ambiental (ProEEA/MS). Para isso o Imasul firmou um Termo de Cooperação Técnica com o WWF-Brasil e juntos irão propor a elaboração do programa que terá também a participação da comissão.

A Comissão

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental tem caráter consultivo e sua finalidade é promover a discussão, o acompanhamento e a avaliação da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental. Integram a Comissão em Mato Grosso do Sul, representantes do Imasul, Secretarias Estaduais de Saúde e de Educação, Polícia Militar Ambiental, Ibama, Iagro, Sanesul, MPE, UFMS, UEMS, PGE, Funai, Fertel, Mupan, Sodepan, Aesa, OAB, UCDB, Uniderp, Instituto Mamede, Comitês das Bacias Hidrográficas de Miranda, Ivinhema e Santana Aporé, e Famasul.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.