Indústrias com boas práticas sustentáveis vão auxiliar MS a se destacar como ‘Carbono Zero’

Categoria: PROCLIMA | Publicado: quinta-feira, fevereiro 25, 2016 as 08:17 | Voltar

Campo Grande (MS) – Atrair empreendimentos que invistam em tecnologia, inovação e boas práticas sustentáveis de produção é uma das estratégias da administração estadual para fazer com que Mato Grosso do Sul seja pioneiro no Brasil como um Estado “Carbono Zero” - com indústrias que neutralizam a emissão de gases de efeito estufa.

“A sustentabilidade e o emprego de tecnologia e inovação são características diferenciais dos novos empreendimentos que estamos atraindo para Mato Grosso do Sul. São indústrias que vão nos trazer diversificação, desenvolvimento e crescimento econômico sem agredir o meio ambiente . Essa será uma grande contribuição e exemplo que daremos ao país para ajudar a atingir as metas firmadas na Conferência Mundial do Clima. Não podemos pensar mais em política de desenvolvimento sem a adoção de práticas sustentáveis de produção e é esse o modelo de industrialização que estamos implantando no nosso Estado”, diz o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

A atração de indústrias com boas práticas sustentáveis e o incentivo para que os empreendimentos já instalados no Estado adotem esse mesmo modelo é um dos elementos do Programa Estadual de Mudanças Climáticas (Proclima) coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade). O trabalho conta com o apoio do recém-criado GT Mudanças Climáticas e Biodiversidade, do qual participam o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e outros órgãos do governo estadual como a Sepaf, Sectei, Defesa Civil e Cemtec-MS.

Bom exemplo em MS

Um dos empreendimentos que podem ser considerados referência em boas práticas sustentáveis no Estado, segundo o secretário, é a Bünge Alimentos S/A. Maior exportadora do agronegócio do país, a empresa possui duas plantas industriais instaladas em Mato Grosso do Sul: uma unidade de processamento de soja em Dourados e uma usina de cana-de-açúcar em Ponta Porã. Em 2015, a Bünge foi eleita a empresa mais sustentável do ano pelo Guia EXAME de Sustentabilidade.

A publicação da revista EXAME reúne os melhores projetos de responsabilidade socioambiental corporativos do país, analisando a forma de atuação e os resultados de seus programas. A metodologia usada para fazer a avaliação foi desenvolvida pelo Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas (GVCes), principal instituição no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão públicas e empresariais em sustentabilidade no país.

Com informações do Guia EXAME.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.