ÁGUA E SEDIMENTOS

A UNILAB é composta pelo Setor de amostragem e pelos laboratórios de Físico-Químico, Bacteriológico e Hidro biológico e com capacidade para analisar até 63 parâmetros nas matrizes água e sedimento, com os resultados analíticos interpretados juntamente com a aplicação do Índice de Qualidade da Água (IQA) e de índices bióticos (BMWP) e tem como tem como objetivo de:

  • Avaliar as condições atuais da qualidade da água através de sessenta e três parâmetros físico-químicos e biológicos;
  • Fornecer subsídios à gestão de recursos hídricos, com dados necessários aos processos de outorga, cobrança e enquadramento dos corpos de água;
  • Fornecer subsídios à gestão ambiental, gerando dados técnicos para embasar o licenciamento ambiental, a fiscalização ambiental, o controle da poluição das águas e a preservação da biodiversidade;
  • Gerar informações técnicas precisas sobre as condições atuais e as tendências da qualidade dos recursos hídricos do Estado, e divulgá-las à população em geral, usuários de recursos hídricos, órgãos públicos afins, ONG’s e imprensa.

foto 1

Organograma da UNILAB

Setor de Amostragem

A UNILAB conta com uma equipe especializada, bem equipada e com ampla experiência em coleta de amostras de água, sedimentos e comunidades aquáticas para analises laboratoriais e medições de vazões. Equipes se deslocam para os pontos de monitoramento para a coleta de amostras em recipientes padronizados conforme protocolos estabelecidos, além de realizarem medições de parâmetros físico-químicos no local através do uso de equipamentos específicos.

foto site 2

Análises Realizadas em Campo
Medições de Campo
  • pH, temperatura, condutividade, OD, turbidez, cor, sólidos dissolvidos totais e transparência.
Medições de Campo
  • medições de vazões.

LABORATÓRIOS

Físico-química

Realiza ensaios para determinação de nutrientes, metais, compostos inorgânicos não metálicos, agregados orgânicos e outros parâmetros físico-químicos em amostras de interesse ambiental (água bruta, efluente, sedimento e tecido biológico) como suporte a diversos interesses, destacando-se o licenciamento, a fiscalização, o monitoramento e a gestão de recursos hídricos.

SAM_1487

O laboratório é composto por modernos equipamentos como o IC (Cromatográfo de íons) que realiza os parâmetros nitrato, nitrito, cloreto, Ortofosfato e outros.

foto IC

A DBO atualmente é realizada pelo equipamento Oxidirect, o
resultado é direto e mais preciso.

Para realização da série nitrogenada e fósforo total,  um novo leitor de UV.

foto site 3

Estes novos equipamentos foram comprados pela ANA (Agencia Nacional de águas) que esta contribuindo com a modernização do laboratório, para atender as demandas do monitoramento nacional.

Bacteriologia


foto 4

Realiza análises para detecção de microrganismos indicadores de contaminação fecal (coliformes termo-tolerantes e coliformes totais) em amostras de águas brutas e efluentes para o suporte aos programas de monitoramento e diagnóstico da qualidade ambiental, bem como atendimento às legislações ambientais vigentes.

Hidrobiologia

Realiza identificação e quantificação dos organismos da comunidade fitoplanctônica (algas microscópicas do plâncton) para o monitoramento da qualidade ambiental, dando suporte a eventos críticos como mortandades de peixes, que podem ser ocasionadas por florações (desenvolvimento de densas populações) de cianobactérias potencialmente produtoras de toxinas. Realiza identificação e quantificação dos organismos das comunidades de macroinvertebrados bentônicos (animais com tamanho superior a 250 micrômetros, tais como planárias, nematódeos, moluscos, anelídeos, crustáceos, ácaros e insetos que vivem no fundo dos corpos hídricos), e respectivas análises através de táxons bioindicadores, índices bióticos BMWP e outras métricas (tais como índices de diversidade e multimétricos, dominância, análises estatísticas, etc.), além de análises de granulometria e teor de matéria orgânica do sedimento.

foto 5

Os ensaios laboratoriais são

Ensaios Laboratoriais
Físicos e químicos/Absorção Atômica  
  • Turbidez, acidez, alcalinidade, condutividade, pH, série de sólidos, sólidos sedimentáveis.
  • Agregados orgânicos: DBO, DQO, óleos & graxas.
  • Compostos inorgânicos: metais, cloreto, orto fosfato, fósforo total, nitrogênio amoniacal, nitrato, nitrito, nitrogênio NKT.
Bacteriológico
  • Indicadores microbiológicos de contaminação (coliformes totais e termotolerantes).
Hidrobiológicos
  • Comunidades aquáticas (macroinvertebrados bentônicos).
  • Fitoplâncton total e contagem de células de cianobactérias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.