Campo Grande, uma cidade conhecida por suas belezas naturais, é agraciada com duas Unidades de Conservação Estaduais de Proteção Integral, que, inseridas na região urbana, oferecem momentos de paz e conexão com a natureza: o Parque Estadual Matas do Segredo e o Parque Estadual do Prosa. Esses espaços não são apenas áreas verdes no meio da cidade, mas verdadeiros santuários de biodiversidade e cultura.
O Parque Estadual Matas do Segredo (PEMS) é um exemplo de recuperação ambiental e história cultural. Com seus 177 hectares, este parque na região norte da cidade guarda vestígios da colonização japonesa, que cultivavam café e hortaliças na área. Hoje, o parque é um lugar de contemplação, pesquisas e aprendizado. Considerado um hotspot para observação de aves, apresenta uma rica vegetação do bioma Cerrado e abriga várias espécies de animais silvestres, como antas, macacos, iraras, veados, catetos, entre outros. No Parque, os visitantes podem agendar visitas para explorar suas riquezas naturais.
O Parque Estadual do Prosa (PEP), com seus 135 hectares, é uma joia dentro do perímetro urbano de Campo Grande. Ele preserva amostras preciosas do Cerrado e abriga os Córregos Desbarrancado e Joaquim Português, que formam o Córrego Prosa. O PEP também serve de refúgio para várias espécies de animais silvestres, e sua avifauna inclui espécies raras como o uirapuru-laranja e o gavião-pega-macaco, constituindo-se também em hotspot para a observação de aves.
Além das Unidades de Conservação, o Parque das Nações Indígena, é um tesouro de 116 hectares, situado no coração de Campo Grande. O parque urbano é um oásis de tranquilidade, onde uma infinidade de seres vivos, como insetos, pássaros, pequenos e médios roedores e até grandes mamíferos encontram refúgio. Este espaço é uma homenagem viva às culturas indígenas e oferece um cenário perfeito para quem busca se desconectar da agitação urbana e se reconectar com a natureza.
Esses parques, administrados pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), são mais do que apenas espaços de lazer; são lugares onde a história, a cultura e a natureza se encontram. Eles são lembranças de um passado rico e esperança para um futuro sustentável.
A visita a esses parques é uma experiência que toca o coração, oferecendo momentos inesquecíveis de paz, aprendizado e conexão com a natureza. Em cada trilha, cada som de pássaro e cada árvore, encontramos um convite para celebrar a vida e a beleza de nosso planeta.
A gestora dos parques, Prosa e Segredo, Katiuscia Balbuena, fala sobre sua conservação e a conscientização ambiental que realiza com moradores e visitantes. “Abrimos o espaço para visitação, promovendo trilhas e atividades educativas que abordam a importância da conservação ambiental. Nossa intenção é envolver a comunidade. A visitação ao parque está disponível de terça a sábado, com trilhas guiadas. No entanto, a realização de visitas depende da capacidade operacional. ”
Para a diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís Caramori, responsável pela equipe que cuida de todos os parques estaduais no Estado, as unidades são monitoradas o tempo todo. “Temos equipes em todas as unidades para o monitoramento, atendimento e orientações à população. No Imasul, temos ainda um setor específico que leva conteúdo pedagógico ambiental para todos os agentes, e que repassam isso à nossa população. ”
O diretor-presidente do Imasul, André Borges, ressalta a importância de as pessoas conhecerem os espaços e usufruírem de forma consciente, valorizando o meio ambiente. “Temos em nosso estado grandes áreas verdes preservadas. Os espaços chamam atenção no mundo todo. É um privilégio termos extensas áreas verdes dentro da área urbana, trazendo qualidade de vida para a população. Procuramos manter essas áreas bem preservadas para a população. ”
Visitação
Em ambos os parques, a visitação ocorre através de trilhas guiadas, em meio à vegetação do Cerrado, com formações de florestas como o cerradão. Os percursos são de aproximadamente 2 km, com grau de dificuldade leve.
Normas:
Crianças e adolescentes até 14 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis;
Não é permitido levar animais domésticos;
Não é permitida a entrada de pessoas alcoolizadas, portando bebidas alcoólicas, ou sob efeito visível de entorpecentes;
Não é permitido aos visitantes coletar qualquer espécie da fauna ou da flora.
Recomendações:
Chegue com 10 minutos de antecedência. Em caso de desistência, avise com antecedência;
Use calça comprida (jeans ou moletom) e calçado fechado confortável (tênis, botas ou botinas com meias compridas);
Use repelente para se proteger dos insetos (mosquitos, pernilongos, carrapatos, etc.);
Faça uma refeição ou lanche antes de visitar o parque;
Traga uma garrafinha com água; nos parques há bebedouros para abastecimento.
Observações:
Pesquisas são permitidas apenas com autorização do Imasul. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (67) 3318-5713.
No Parque Estadual do Prosa, a visitação ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) está suspensa.
Para visitar o Parque Estadual do Prosa, é necessário agendar a visita pelo telefone (67) 3326-1370, das 08:00h às 11:00h e das 13:00h às 16:00h.
Para visitar o Parque Estadual Matas do Segredo, é necessário agendar a visita pelo telefone celular (67) 99241-7166, das 08:00h às 12:00h.
Para visitar o Parque das Nações Indígenas o horário de funcionamento é das 6h às 21:30. Nos dias de Shows e eventos o funcionamento vai até às 22:00 horas.
Siga-nos nas Redes Sociais:
www.facebook.com/meioambientems
Texto: Gustavo Escobar
Fotos: Arquivo Imasul/Semadesc