Novo Plano de Manejo prevê ampliação do uso público do Parque Estadual Matas do Segredo

Categoria: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO | Publicado: quarta-feira, abril 6, 2022 as 10:21 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Plano de Manejo do Parque Estadual Matas do Segredo foi revisado após 13 anos e traz novidades importantes sobre as possibilidades de uso da unidade. O Plano de Manejo é o documento que orienta toda gestão, traça as diretrizes, metas e estratégias da Unidade de Conservação, sempre respeitando as leis e regras ambientais vigentes.

O parque ocupa 177 hectares na região Norte de Campo Grande, cercado por bairros populosos como o Jardim Presidente e o Nova Lima. Criado em 2000 por decreto, antes disso o local já era área de relativa conservação: em 1993 ganhou o título de Jardim Botânico de Campo Grande e uma década atrás era a Chácara Santa Inês, propriedade do antigo Previsul.

Sua origem, no entanto, remonta à chegada dos imigrantes japoneses em Campo Grande, na segunda década do Século XX. Eles compraram chácaras nas imediações para cultivar café e verduras. Vestígios da época ainda estão preservados na parte inferior do Parque, cuja vegetação está em fase de recuperação, e é cortada por canais de irrigação cavados pelos colonos japoneses.

Novidades

A principal novidade que o novo Plano de Manejo traz é a meta de ampliar e diversificar as atividades abertas ao público, o que é importante para a consolidação de uma consciência ecológica na população, conforme expressou o gerente de Unidades de Conservação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Tostes Palma.

“Ao possibilitar que as pessoas tenham mais contato com a natureza, entendemos que se fortalece o sentimento de pertencimento em relação ao parque, promove-se a educação ambiental e se oferece à população um lazer saudável e de qualidade”, afirmou. Essa estratégia está em concordância com a nova linha de atuação do governo do Estado em relação ao uso que se deve fazer das unidades de conservação.

 

Estratégias

O novo Plano de Manejo do Matas do Segredo estabelece cinco estratégias para alcançar as metas definidas ao parque. A primeira estratégia é fortalecer a articulação institucional visando contribuir para diminuir a pressão do entorno sobre a unidade. Recentemente um incêndio que começou fora atingiu uma pequena área do parque e causou danos graves à vegetação, que agora está em recuperação.

A segunda estratégia visa implantar um programa de incentivo a pesquisas na unidade com o objetivo de contribuir para a melhoria na tomada de decisões dos diferentes gestores e agentes públicos e na consequente diminuição dos impactos relacionados às políticas públicas para o setor.

A terceira estratégia é fortalecer o Programa de Operacionalização por meio de um maior acompanhamento e monitoramento do Planejamento Operativo Anual e a quarta, fortalecer o Programa de Proteção por meio de parcerias com órgãos de fiscalização para garantir um maior controle das diferentes ameaças sofridas tanto por essa quanto por outras unidades de conservação.

Passeio e esporte

Por fim, a quinta estratégia é aquela que prevê o fortalecimento do Programa de Uso Público, tendo por principal objetivo ampliar a capacidade operacional de atendimento ao público e “diversificar as atividades e equipamentos disponíveis e, desta forma, garantir à sociedade serviços de lazer em contato com a natureza; geração de conhecimento e educação ambiental, ao mesmo tempo ampliar na sociedade o sentimento de pertencimento em relação ao Parque e seus Alvos de Conservação”.

Leonardo Tostes Palma afirma que as primeiras providências serão readequar as trilhas permitindo que as pessoas conheçam áreas do parque em que é permitida visitação apenas para fins de educação ambiental e pesquisa. Também abre a possibilidade de estudos para permitir atividades esportivas de baixo impacto, como gincanas, corridas, circuitos de montain bike e outras do gênero, e para médio prazo a estruturação de uma área destinada a camping, seguindo todos os procedimentos para minimizar os impactos ambientais e aproximar as pessoas da natureza.

No momento, o parque tem recebido muitas pessoas adeptas ao birdwatching, a observação de pássaros na natureza. “Essa é uma atividade que combina perfeitamente com o Parque Matas do Segredo porque não tem impacto e também pela variedade de pássaros que podem ser observados ali”, assegura.

Serviço: a visitação ao Parque Matas do Segredo pode ser feita durante a semana, mediante agendamento pelo telefone 3351-9549. Não há limite mínimo de pessoas, apenas máximo: 15 pessoas por grupo. O passeio demora em torno de 90 minutos. Imprescindível usar roupas confortáveis que cubram o máximo do corpo, calçados adequados (botinas são ideais), boné ou chapéu, passar repelente (tem muito mosquito), protetor solar e levar água.

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.