Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, publicou hoje (13) edital convocando os interessados a participarem do Conselho Consultivo do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) do Biênio 2015 – 2017.
O processo eleitoral visa à de definição de seus representantes sendo dois representantes de organizações não governamentais que tenham por objetivo a conservação da natureza com atuação na região do parque; dois representantes da comunidade científica do Estado, com atuação em conservação da natureza e que desenvolva atividades na região; um representante das escolas de ensino médio de um dos municípios de abrangência da Unidade de Conservação e dois representantes de entidade representativa de moradores do entorno do parque.
A convocação é para o dia 04 de novembro de 2015, às 10 horas, na Sede do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema – Rodovia MS 283 Zona Rural – Jateí. O Edital está disponível aqui.
Parque Várzeas do Rio Ivinhema
O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema apresenta importantes grupos de vegetação de floresta estacional semidecidual e áreas de transição entre cerrado e varjão.
A Unidade de Conservação tem grande importância para a diversidade da avifauna. O Rio Ivinhema tem uma importância que extrapola a dimensão regional, pois constitui-se na única bacia do Rio Paraná livre de represamento, e que por suas características hidrológicas seria o único na região que poderia servir como rota migratória para as espécies da ictiofauna que realizavam migrações reprodutivas. Suas lagoas também são criatórios naturais de algumas espécies de peixes, e seus varjões têm importância para mamíferos.
Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema situa-se na bacia hidrográfica do Rio Paraná, no sudeste do Estado do Mato Grosso do Sul, entre as micro-regiões de Iguatemi e Nova Andradina. Sua localização geográfica compreende os municípios de Naviraí, Jateí e Taquarussu tendo como limite os rios Guiraí, Ivinhema, Araçatuba, Curutuba e Baía ao Norte, o rio Laranjaí ao Sul, o rio Paraná a Leste e diversas propriedades a Oeste. Com área de 73.315,15 ha, sendo 42.846 ha localizados no município de Jateí, 16.285 ha em Naviraí e 14.214 ha compreendidos no município de Taquarussu.