PROPEQ é tema de discussão em workshop sobre micros e pequenas empresas

Categoria: RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL | Publicado: quarta-feira, maio 18, 2016 as 14:53 | Voltar

Campo Grande (MS) - "O PROPEQ chegou para dinamizar a economia de Mato Grosso do Sul, em especial nos municípios do interior do estado, além de estabelecer outro paradigma de gestão de micros e pequenas empresas com apoio do Poder Público" – assim afirmou o secretário adjunto da Semade, Ricardo Senna, durante o Workshop Micro e Pequeno Empreendedor que aconteceu durante toda a manhã desta quarta-feira (18) na Fiems. A agenda faz parte das atividades que celebram o mês da indústria e contou com a apresentação de resultados e perspectivas para Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios.

Para Ricardo Senna, a reflexão e o diálogo sobre os rumos das políticas de incentivo aos pequenos negócios são oportunos neste momento. “Nosso compromisso na Semade é o de adotar a estratégia de apoio ao aumento da produtividade e competitividade do setor produtivo, especialmente dos pequenos negócios. É fundamental pensarmos em melhorar essas questões para que seja possível empregar com mais qualidade e consequentemente gerar uma maior massa salarial, além de sofisticar o nosso consumo, bem como, gradativamente, favorecer a performance da nossa economia”, analisou.

O presidente do COMPEM – Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa Industrial – da Fiems, José Francisco Veloso Ribeiro, realizou a abertura do evento com a explicação sobre como funciona o conselho. “Temos avançado bastante na definição de metas de ajustes para proporcionar o crescimento das micros e pequenas empresas de estado, juntamente com os parceiros como a Semade, Sebrae, Sistema Fiems e demais entidades do setor produtivo. Este trabalho está sendo realizado de forma coordenada para auxiliar as micros e pequenas empresas e é importante para melhorar o ambiente de negócios e gerar mais emprego e renda para Mato Grosso do Sul.

O diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça discorreu, durante o workshop, sobre substituição tributária e ICMS. Marcio de Oliveira, gerente de Mercado do Banco do Brasil Pessoa Jurídica e Governo falou sobre crédito do FCO para o micro e pequeno empreendedor. Douglas Oliveira, advogado e tesoureiro da ESA/OAB esclareceu dúvidas e questões tributárias para o micro e pequeno empreendedor. Gilberto Evidio Schaedler, diretor técnico do Senai apresentou case de sucesso/Senai CTV/Sebraetec – o que o Sistema Fiems tem feito para o micro e pequeno empreendedor. Para finalizar o evento, Bergson Amarilla, superintendente do Sesi, abordou o tema gestão sustentável para competitividade de micr5os e pequenas empresas.

Resultados da Rota do Desenvolvimento

O Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios – PROPEQ – foi lançado no dia 24 de junho do ano passado e realizou 6 edições da Rota do Desenvolvimento – evento que teve como objetivo aumentar a produtividade e a competitividade das micros e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul, por intermédio de palestras, workshops, mesas de atendimento especializado, além de soluções para os pequenos negócios com a finalidade de fortalecer e diversificar a matriz econômica das regiões atendidas.

Projeto organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico – SEMADE, em consonância com as diretrizes de Gestão do Governo do Estado. Fonte: Semade

No total, foram quase 7 mil atendimentos nas regiões Sudeste, Norte, Centro-Sul, Costa Leste, Pantanal e Sudoeste do estado. Ricardo Senna apresentou, durante o workshop, dados relevantes sobre os resultados dessa iniciativa do governo do Estado, através da Semade:

Projetos que o PROPEQ engloba:

• Lei Geral Estadual da Micro e Pequena Empresa,
  • Estrutura de Apoio e Governança,