Proteção ao meio ambiente: combate a incêndios florestais em MS ganha reforço de aeronave adquirida pelo Imasul

Categoria: COMBATE A INCÊNDIOS | Publicado: segunda-feira, fevereiro 14, 2022 as 15:00 | Voltar

Mato Grosso do Sul conta a partir de agora com o mais moderno equipamento aéreo para combate a incêndios florestais. A aeronave Air Tractor, adquirida pelo Governo do Estado, por meio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultua Familiar) fez nesta segunda-feira (14) uma simulação despejando água durante o voo de demonstração no Hangar do Grupamento de Operações Aéreas do CBMS/MS, no Aeroporto Santa Maria. A manobra, chamada “alijamento de água”, abriu a solenidade de entrega de equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar e que serão usados no combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.

No evento, o governador Reinaldo Azambuja já anunciou e assinou a autorização de compra de mais uma aeronave, do mesmo modelo, juntamente com o secretário Jaime Verruck e o diretor-presidente do Imasul, André Borges. “Essa aeronave que entregamos hoje foi adquirida com recursos de compensação ambiental, pelo Imasul, e faz parte do investimento de R$ 56,6 milhões para o combate a incêndios florestais, anunciado pelo Governo do Estado no ano passado. Ela vai auxiliar nas ações permanentes de combate a incêndios florestais”, lembra o titular da Semagro.

Agora, com a assinatura do termo de cessão da aeronave, pela Semagro e pelo Imasul, o Corpo de Bombeiros será responsável pela utilização. “Essa iniciativa faz parte do plano de trabalho para um combate mais eficiente dos incêndios florestais dentro das unidades de conservação e nas zonas de amortecimento”, lembra o secretário Jaime Verruck.

Ela integra um conjunto de ações que o Imasul e o Corpo de Bombeiros já vêm trabalhando, como o combate terrestre feito pelos militares e brigadistas, o combate com caminhão-tanque e caminhonetes equipadas com kits para alcançar locais de difícil acesso e muito calor. “Além disso, temos horas de voo que foram licitadas pelo Imasul, para que possamos utilizar de aeronaves de outras instituições, quando necessário, no combate aos incêndios florestais”, comentou André Borges, diretor-presidente do Imasul.

Aeronave moderna vai auxiliar na proteção do Pantanal

A aeronave Air Tractor AT-802F, batizada “Xaraés” é mais moderna do mundo na categoria, com capacidade de 3.100 litros de água, por lançamento nos incêndios florestais, possibilitando pousos e decolagens nas mais diversas pistas sul-mato-grossenses, principalmente nas pistas das fazendas do bioma Pantanal, proporcionando mais efetividade nas ações de combate aéreo, em conjunto com o combate terrestre. Ela é a primeira para combate específico a incêndios florestais e enfrentamento das chamas no bioma Pantanal.

Três pilotos bombeiros militares de Mato Grosso do Sul já realizaram o curso de capacitação nos Estados Unidos, mais precisamente no Estado do Kansas, para operarem a primeira aeronave de combate à incêndios florestais do CBMMS. Ainda vão passar por mais algumas capacitações que ocorrerão no período de prevenção e preparação, no 1º semestre deste ano, na região do Pantanal.

Após a entrega, a aeronave estará à disposição para em caso de emergência poder voar, sob responsabilidade do piloto comandante Tenente Coronel Wallace. Enquanto não há ocorrência, a aeronave será utilizada pelos pilotos em treinamento para completar as horas/voos, pré-requisito do programa de capacitação para que eles se tornem comandantes da aeronave. Inicialmente os bombeiros em treinamento estarão voando como copilotos até concluir a capacitação, prevista para este semestre.

Como os grandes incêndios florestais acontecem no segundo semestre, a previsão é que até esse período os bombeiros militares em treinamento para pilotos da aeronave estejam preparados e já em condições de realizar operações. No momento, o Air Tractor AT-802F ficará em Campo Grande, mas nos períodos de maior exigência do equipamento, a previsão é que ele seja mantido em Corumbá.

Fotos: Kelly Ventorim e Marcelo Armôa, Semagro

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira