REDE DE VIVEIRO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAQUARI

A SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAQUARI

A Sub-bacia Hidrográfica do Rio Taquari situa-se na Região Hidrográfica do Rio Paraguai, ocupando uma área de quase 65 mil km2, denominada de Unidade de Planejamento e Gerenciamento - UPG Taquari, pelo Plano Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul / PERS-MS. Os municípios integrantes da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Taquari são: Alcinópolis, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Pedro Gomes, Rio Verde do Mato Grosso, São Gabriel do Oeste.

As principais atividades econômicas da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Taquari são:  agropecuária, com predomínio da pecuária bovina; serviços de turismo de pesca e contemplativo; indústrias de mineração, de cimento, siderúrgicas e de ferro-ligas.

O VIVEIRO

O viveiro de mudas de espécies florestais e frutíferas nativas está localizado na Sub-bacia Hidrográfica do Rio Taquari. Este viveiro situa-se no município de São Gabriel do Oeste – MS, no KM 04 da Rodovia MS-430. Ele o maior viveiro de mudas nativas do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo referência na Região Centro Oeste. Este viveiro está consolidado na produção de essências florestais do bioma Cerrado e possui, atualmente, a capacidade de produção de 1.000.000 (um milhão) de mudas por ano.

Assista aqui ao Tour Virtual do Viveiro de Mudas

Em 2013 e 2020, o viveiro foi submetido à ampliação e à reforma, mediante a execução do Projeto “Produção de Mudas de Espécies Florestais e Frutíferas Nativas – Implantação da Rede de Viveiros da Sub-Bacia do Rio Taquari”, fruto do Contrato de Repasse n°. 0247.896-48/2007/ANA/CAIXA, celebrado entre a Agência Nacional de Águas (ANA), por intermédio da Caixa Econômica Federal, e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, representado Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – Semagro.

Neste projeto se propôs a criação de uma rede de viveiros de mudas de espécies nativas da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Taquari, no intuito de fomentar os Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADAs) da região, em especial a vegetação de Áreas de Preservação Permanente – APPs.

Para a produção de mudas foi realizada a seleção de árvores matrizes fornecedoras de sementes de espécies florestais nativas para o viveiro de São Gabriel do Oeste, localizadas nos municípios de Alcinópolis, Camapuã, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste.  Estes municípios foram selecionados devidos os mesmos representarem todas as tipologias vegetais que ocorrem na região do Projeto sendo elas: Savana Arbórea Aberta e Densa, Savana Parque e Gramíneo Lenhosa, Florestas de Terras Baixas, Floresta Submontanas, Floresta Aluvial, além de estas áreas estarem inseridas nos Biomas Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Para tanto, foi realizado o georreferenciamento de árvores representativas dos referenciados biomas. Ao todo foram identificadas e georreferenciadas 365 árvores matrizes, sendo 73 matrizes por munícipio, devidamente catalogadas e disponibilizadas neste site (CLIQUE AQUI)

A SUSTENTABILIDADE DO VIVEIRO

Em 2020 foi estabelecido o Termo de Cooperação nº 014/2020, entre a Semagro, o Imasul, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari – Cointa e o Município de São Gabriel do Oeste, datado de 29 de setembro de 2020 (CLIQUE AQUI).

O referenciado Termo de Cooperação tem como objetivo compartilhar esforços para a manutenção e a operacionalização da rede de viveiros de mudas nativas, no intuito de fomentar os Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas – PRADAs da região, em especial, a vegetação de Áreas de Preservação Permanente – APPs.

Em linhas gerais, no Termo de Cooperação estão previstas ações voltadas à operacionalização e ao controle do Cadastro Ambiental Rural - CAR/MS, aos Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas – PRADAs, ao desenvolvimento e divulgação de campanhas informativas e à operacionalização do viveiro. Com o estabelecimento do Termo de Cooperação, a expectativa é de aumentar as possibilidades de sucesso na estabilização e recuperação dos ambientes legalmente protegidos da região, com reflexos positivos na recuperação do Rio Taquari.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul