PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR DE MATO GROSSO DO SUL (QUALIAR/MS)


O monitoramento dos índices de poluentes no ar é de extrema importância para a manutenção da qualidade de vida de uma população, para a gestão ambiental e desenvolvimento sustentável de uma região. Esta gestão é realizada através do acompanhamento sistemático dos aspectos de qualidade do ar, através de uma plataforma eficiente e de fácil compreensão.

Para simplificar o entendimento dos padrões da Qualidade do Ar, a grande maioria das agências de regulação e controle do meio ambiente, nacionais e internacionais, adotaram o IQA (Índice de Qualidade do Ar) desenvolvido pela EPA (Agência de Proteção Ambiental) dos Estados Unidos da América. O Índice de Qualidade do Ar desenvolvido pela EPA é uma ferramenta utilizada para simplificar a divulgação dos dados relativos ao monitoramento da qualidade do ar. Consiste em transformar as concentrações de poluentes atmosféricos em um único valor adimensional, que possibilita a comparação com os valores definidos na legislação aplicável, facilitando a compreensão do público em relação aos níveis de poluição atmosférica.

No Estado de Mato Grosso do Sul, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) iniciou o monitoramento do IQA através de um projeto piloto da implantação da Rede Telemétrica localizada na cidade de Três Lagoas, por esta apresentar a maior concentração de indústrias com emissões atmosféricas do Estado. Atualmente, os dados são apresentados em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) ao público em geral, por meio do aplicativo MonitorAr MMA*.

As estações de monitoramento da qualidade do ar enviam a concentração média móvel do período (uma hora) para o webservice do IMASUL que, posteriormente, envia para o MMA realizar o cálculo do IQA e disponibilizar para a população de forma on-line.

Novas estações de monitoramento da qualidade do ar em outras regiões do Estado poderão ser disponibilizadas no mesmo aplicativo à medida que entrarem em operação, ampliando a Rede Telemétrica de Monitoramento da Qualidade do Ar (RTMS) no Estado de Mato Grosso do Sul.

Para acessar o site da RTMS: https://monitorar.mma.gov.br/mapa

*Disponível para Android e iOS.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.