Campo Grande (MS) – Em dois dias o nível do Rio Aquidauana subiu 3 metros, atingindo 7,12 metros e já transbordou em um trecho, alagando e interrompendo o tráfego na BR-262. A Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão ambiental do Estado vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, emitiu alerta para o Aquidauana e também para os rios Miranda e Palmeiras.
Na noite de segunda-feira para terça-feira choveu mais de 140 milímetros na região e há muita água ainda para descer os rios. O nível do Palmeiras passou de 3,48 metros para 4,28 metros, o Aquidauana, de 4,62 para 6,20 metros na última medição de ontem e hoje pela manhã já estava com 7,12 metros e o Miranda, na altura do Km21, teve um aumento brutal no volume d’agua saltando de 2,65 metros para 6,05 metros em um dia.
O Imasul classifica os três rios (Aquidauana, Miranda e Palmeiras) em situação de alerta e a previsão é que nas próximas 48 horas o rio Aquidauana atinja o nível de emergência, que começa a transbordar no trecho em que atravessa a cidade quando seu leito se aproxima de 8 metros de volume d’água. Na região Norte do Estado, o rio Taquari também atinge nível de alerta, embora o nível tenha baixado consideravelmente nos últimos dias, passando de 4,49 metros no domingo (18) para 4,15 metros nesta terça-feira (20).
As fotos foram enviadas por motoristas que transitavam pela rodovia nessa manhã.