Rodada de palestras estimula reflexão sobre desenvolvimento econômico e sustentabilidade

Categoria: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE | Publicado: terça-feira, junho 7, 2016 as 17:05 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com o lema “Preservar o Futuro é Plantar Agora!”, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e diretor-presidente do Imasul, Jaime Verruck, conduziu a abertura do evento Mato Grosso do Sul em Sintonia com Meio Ambiente, que aconteceu nesta segunda-feira (6) no auditório do Imasul. Foram apresentadas palestras e um painel em que se propôs a discussão de estratégias para estimular o desenvolvimento econômico e, concomitantemente, a preservação do meio ambiente, com vistas à gestão sustentável de Mato Grosso do Sul.

“Iniciamos a semana com discussões bastante intensas sobre o impacto dos resíduos sólidos e saneamento. Tivemos no TCE-MS a discussão sobre a questão dos resíduos sólidos do estado e no MPE sobre a PEC n. 65 em que apresentamos a nota de repúdio da ABEMA em relação ao licenciamento ambiental no país. Portanto, avançamos nesses temas, que são relevantes para a preservação ambiental e agora discutiremos mais sobre outros de igual relevância”, explicou Jaime Verruck durante a abertura oficial do evento.

Público prestigia rodada de palestras no auditório do Imasul

Às 9 horas, Renato Roscoe, superintendente de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI/MS) apresentou o Programa Estado Carbono Neutro. “Através da Política Estadual estabelecida, demos passos importantes para transformar Mato Grosso do Sul em um estado Carbono Zero”, afirmou.

roscoe 1

Renato Roscoe, superintendente da SECTEI/MS

Em seguida, Eugênio Spengler, presidente da ABEMA e secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, palestrou sobre gestão ambiental no Brasil. “Temos muitos desafios pela frente. Entretanto, se há governança e tivermos uma sociedade atuante, que compartilha os desafios e é co-responsável pelas soluções, haverá gestão ambiental eficaz”, destacou.

spengler

Eugênio Spengler, presidente da ABEMA

Para finalizar as atividades da manhã, Mario Henrique, analista ambiental da Coordenadoria de Mudança do Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente - MMA – falou sobre a participação do Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-21). O país é o único dos demais em desenvolvimento a se comprometer com a redução absoluta de emissões de gases de efeito estufa para conter o aquecimento global.

MMA representante

Mario Henrique, do Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Painel: Uso Público em Unidades de Conservação

A diretora de Desenvolvimento do Imasul e coordenadora do evento, Thaís Caramori, mediou, no período da tarde, o painel Uso Público em Unidades de Conservação. Três palestrar marcaram o perído: Sueli Ota, coordenadora de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná discorreu sobre o Projeto Parques do Paraná.

Em seguida, Larissa Diehl, analista ambiental da Divisão de Apoio à Visitação/ ICMBIO (Ministério do Meio Ambiente) abordou o tema Uso Público em Unidades de Conservação: A Visão do Órgão Gestor. Em contrapartida, Rafael Ferraz, diretor executivo da Parquetur, expôs o lado da iniciativa privada – Uso Público em Unidades de Conservação: A Visão do Empreendedor.

Apoio - O governo do Estado, por intermédio da Semade/Imasul, teve o apoio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, Florescer, Fundesporte, Sanesul e Instituto Mamede. Convidados: Instituto Juliano Varela e Patrulha Florestinha.