Campo Grande (MS) – O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, dará expediente nesta segunda-feira (11), das 14h às 18h no estande do governo do Estado na 78ª Expogrande. O secretário terá reuniões com produtores rurais e demais representantes do setor produtivo e também estará disponível à imprensa para tratar de assuntos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), indústria frigorífica, setor de florestas, avicultura e outros temas ligados à economia e desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
Com relação ao FCO, a modalidade Rural da linha de financiamento recebeu um importante incremento. No início do mês de abril, o Conselho Deliberativo do Fundo (Condel FCO) suspendeu a exigência de certificado para matrizes bovinas nas operações de financiamento do fundo. A medida atendeu à solicitação feita por Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) – órgão gestor do FCO no Estado -em consonância com a Famasul. O objetivo é evitar a queda na comercialização de bezerros e uma possível alta na carne.
CAR na Expogrande
Com relação o CAR, a Semade e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), estão mantendo a unidade do CAR Móvel no Parque de Exposições Laucídio Coelho, durante todos os dias da Expogrande. Até o dia 17 de abril, no período da tarde e noite, um técnico do Imasul estará no CAR Móvel dando atendimento aos proprietários rurais que ainda têm dúvidas com relação ao cadastramento.
A adesão ao CAR é obrigatória, de acordo com o que estabelece o Código Florestal. O prazo final para o cadastramento encerra em 5 de maio e não será prorrogado. Até o momento, das cerca de 80 mil propriedades rurais que têm de preencher o cadastro em Mato Grosso do Sul, 14 mil já concluíram o procedimento e outras 6 mil estão em processo de conclusão do CAR.