Campo Grande (MS) – Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), além de representantes da sociedade organizada participaram, nesta segunda-feira (6) a partir das 8 horas, da abertura oficial do evento Mato Grosso do Sul em Sintonia com o Meio Ambiente, no auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A iniciativa foi do governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no último domingo (5).
Com o lema “Preservar o Futuro é Plantar Agora!”, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e diretor-presidente do Imasul, Jaime Verruck, que no ato representou o governador Reinaldo Azambuja, falou sobre as ações da pasta que trabalha com as duas vertentes – desenvolvimento e sustentabilidade – de modo que é possível estimular o desenvolvimento econômico do estado alinhado à preservação do meio ambiente. “Agradecemos a participação efetiva das instituições parceiras. Temos que caminhar na execução, monitoramento e na avaliação da questão da gestão ambiental em MS. Esse é o grande propósito da Semana do Meio Ambiente”, frisou Jaime Verruck.
“É uma satisfação participar da abertura da Semana Mundial do Meio Ambiente. Eu tive a oportunidade de presidir, por mais de 7 anos, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e conviver com os problemas pertinentes ao segmento. O estado tem, entre as belezas naturais, a riqueza das nossas águas. A preservação desse patrimônio (do estado, Brasil e do Mundo) depende essencialmente da conservação do meio ambiente”, defendeu José Carlos Barbosa, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Eugênio Spengler, presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente – ABEMA ressaltou a importância do protagonismo na conservação ambiental. “Um dos grandes desafios que temos para o futuro é a questão da governança da gestão ambiental brasileira, o que não é somente relacionada aos órgãos públicos de gestão, mas também se dá a integração entre gestão pública, a participação da sociedade civil na gestão do meio ambiente e setor empresarial”, afirmou.
Também fizeram parte da mesa de autoridades: coronel Esli Ricardo de Lima, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Thaís Caramori, diretora de Desenvolvimento do Imasul e coordenadora do evento e Júlia Boock, da WWF Brasil. Prestigiaram o evento: Ricardo Senna, secretário adjunto da Semade, Ricardo Eboli, diretor de Licenciamento do Imasul, tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, chefe do Centro de Proteção do Corpo de Bombeiros Militar de MS.
Lançamentos
Durante a solenidade de abertura, foi lançada a Cartilha de Restauração da Mata Atlântica, em parceria da Semade e Imasul com a The Nature Conservancy (TNC), organização internacional, sem fins lucrativos, líder na conservação da biodiversidade e do meio ambiente, e Fundação Neotrópica do Brasil. Trata-se de um compromisso estratégico do governo do Estado em apoiar iniciativas voltadas à consolidação do desenvolvimento sustentável da economia de MS.
Assinaturas
Jaime Verruck assinou, em meio à cerimônia, o Termo de Abertura de Processo Licitatório referente à obra de ampliação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS. O projeto exibido através de maquete eletrônica. ao público presente. O CRAS foi criado em junho de 1988 para recepcionar, triar e destinar os animais silvestres apreendidos em operações de combate ao tráfico, os atropelados nas rodovias estaduais, bem como entregues pela população.
A primeira fase do projeto consiste na construção de um Centro de Atendimento Clínico e Cirúrgico de Animais Silvestres, com área de 927 metros quadrados.
Protocolo de Intenções – Foi assinado pelo secretário da Semade, Jaime Verruck, secretário da Sejusp, José Carlos Barbosa e o coronel Esli, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, um termo de cooperação com a finalidade de integrar ações de controle ambiental para o combate aos incêndios florestais, sobretudo nas unidades de conservação e suas zonas de amortecimento, bem como ao atendimento integrado às emergências ambientais com produtos perigosos em MS.
Também foi firmado acordo, por intermédio de protocolo de intenções, o termo de cooperação para a implantação, por meio de duas aeronaves, de atividades de patrulhamento aéreo e apoio em operações policiais e ambientais para fiscalização e levantamento das unidades de conservação localizadas no estado. Assinaram: Jaime Verruck (Semade), José Carlos Barbosa (Sejusp) e o tenente-coronel Rosalino Gimenez Filho (coordenador-geral de Patrulhamento Aéreo de MS).
Educação Ambiental – Júlia Boock, analista de Conservação do Programa Cerrado-Pantanal, representou a WWF-Brasil para assinatura do termo de cooperação entre a Semade para desenvolver ações educativas no estado, além de firmar acordo para divulgação e participação do Imasul nas ações de educação ambiental consolidadas pela ONG internacional (Pegada Ecológica e Hora do Planeta).
RPPN – Outro documento importante para o estado foi assinado durante a solenidade: o ato de reconhecimento de criação da Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN Cisalpina, localizada no município de Brasilândia, Costa Leste de MS. Jaime Verruck (Semade/Imasul), Cláudio Luiz Peretti (gerente do Departamento de Meio Ambiente da Cesp) e Jorge Justino Diogo, prefeito de Brasilândia.
Com 3.857 hectares, a área desempenha um papel fundamental para proteção de diversas espécies da fauna regional, bem como é uma importante faixa de área de vegetação natural, além de recursos hídricos da bacia do Rio Paraná.
Matas do Segredo – Para finalizar as assinaturas, Jaime Verruck firmou compromisso para o regulamento do Programa de Uso Público do Parque Estadual Matas do Segredo (Campo Grande) com o propósito de preservar amostras do Cerrado e matas associadas, espécies da flora e fauna, assim como a manutenção de bacias hidrográficas e valorização do Patrimônio Paisagístico e Cultural da Capital. O Matas do Segredo será utilizado para fins de pesquisa científica, educação ambiental, recreação e turismo em contato com a natureza.
Apoio – O governo do Estado, por intermédio da Semade/Imasul, teve apoio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, Florescer, Fundesporte, Sanesul e Instituto Mamede. Convidados: Instituto Juliano Varela e Patrulha Florestinha.