Seminário Estadual sobre Segurança de Barragens acontece dia 24 com transmissão pelo Youtube

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 21, 2021 as 10:22 | Voltar

Campo Grande (MS) – Ainda há tempo para se inscrever e participar do 2º Seminário Estadual de Segurança de Barragens, que será realizado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) no dia 24 de setembro.  O evento será virtual com transmissão pelo Youtube a partir das 8h e acesso livre, porém é necessário fazer a inscrição com antecedência.

Conforme a coordenadora do Seminário, Eloiza Marques - Analista de Recursos Hídricos da Área de Segurança de Barragens do Imasul - a intenção é “fomentar a cultura de segurança de barragens, a gestão de riscos e a atuação conjunta de empreendedores, fiscalizadores e órgãos de proteção e defesa civil”. A programação se estende até o meio dia e haverá emissão de certificado de participação mediante assinatura da lista de presença, que será disponibilizada durante a transmissão.

Além do material didático utilizado no seminário, todo o material de divulgação, vídeos, links e documentos relacionados serão disponibilizados no site do evento.

Site do evento: https://www.barragensms.com.br/

 

 

Confira a programação:

08h00 - Abertura
André Borges Barros de Araújo (Diretor-Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso Do Sul)

Jaime Elias Verruck (Secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul)

8h05 - Desafios da Política Nacional de Segurança de Barragens

A Lei nº 12.334/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens, permitiu o alcance de importantes resultados, mas ainda muitos desafios a serem enfrentados.

Palestrante: Fernanda Laus de Aquino

Engenheira Civil diplomada pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (desde 2007). Mestre do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da UnB. Coordenadora de Regulação de Serviços Públicos e da Segurança de Barragens da Agência Nacional de Águas desde 2016.

8h20 - Classificação de Barragens

Panorama das barragens de Mato Grosso do Sul após as inovações trazidas pela Lei Federal nº 14.066/2020, que alterou a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Palestrante: Eloiza Marques

Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Especialista em Geotecnia, possui Capacitação em Inspeção de Segurança de Barragens e atualmente é responsável pelo setor de Segurança de Barragens na Gerência de Recursos Hídricos do IMASUL.

8h40 - Ações da Defesa Civil

Atuação da Defesa Civil em Mato Grosso do Sul

Palestrante: TC Fabio Santos Coelho Catarineli

Tenente Coronel QOBM, Coordenador Estadual de Defesa Civil e Presidente da CE P2R2/MS. É formado em Engenharia de Incêndio na Academia de Bombeiros Militar do CBMDF (1998), pós- graduado em Gestão Pública e cursos na área de Defesa Civil. Foi coordenador da COMDEC de Corumbá, Comandante da Guarda Municipal de Corumbá, Presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais no pantanal e contenção de animais silvestres em Corumbá, Presidente do GRINCOL (Grupo de Interseção por Corumbá e Ladário).

9h00 - Empreendedor de grande barragem

A percepção do empreendedor de uma grande barragem sobre a segurança desta, suas dificuldades, experiências tanto documentais quanto a prática diária na manutenção de barragens.

Palestrante: Fernando Henrique Garayo Junior - Representante do Empreendedor Águas Guariroba

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Mestre em Tecnologias Ambientais. Atualmente é Gerente de Meio Ambiente e Qualidade da AEGEA Regional 1 e responsável técnico pela barragem do Córrego Guariroba que reserva mais de 4 milhões de metros cúbicos de água, abastecendo 35% da população de Campo Grande.

9h10 - Empreendedor de pequena barragem

A percepção do empreendedor de uma pequena barragem sobre a segurança desta, suas dificuldades, experiências tanto documentais quanto a prática diária na manutenção de barragens.

Palestrante: Magno Balbuena - Representante do Empreendedor José Roberto

Formado pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em 2013. Estagiou nas empresas: Qualidade Ambiental; ARATER consultoria Ambiental; Sócio Proprietário na Empresa RAÍZZES Consultoria Agropecuária & Ambiental. Consultor ambiental e técnico de produção em diversas fazendas e empresas, como BRPEC Agropecuária, BIOSEV S/A, Faz Celeiro. Serviços desenvolvidos profissionalmente: Acompanhamento de lavoura de soja/milho; Consultoria ao SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) nas Regiões de Campo Grande/Ribas do Rio Pardo/Água Clara – MS.

09h20 - Modelagem de Ruptura de Barragens

Principais aspectos para a simulações de modelagem hidráulica e propagação da onda de ruptura, bem como para elaboração de mapas de inundação para considerações no PAE.

Palestrante: Hugo Rocha

Engenheiro Civil (UFOP) e Mestre em Hidráulica e Saneamento (USP). Tem 20 anos de experiência na elaboração de projetos de Barragens de Água e Rejeitos, em consultorias voltadas a Segurança de Barragens e na elaboração de Estudos Hidrológicos, Hidráulicos e Geotécnicos em geral. Também possui experiência em Gerenciamento de Projetos, Liderança de Equipes Multidisciplinares, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Novos Negócios, Marketing e Negociação.

10h00 - Análise de Patologias em Barragens de Terra

Técnicas para levantamento em campo para avaliação de anomalias e manifestações patológicas em barragens de terra.

Palestrante: Ruben José Ramos Cardia

Especialista em Segurança de Barragens (UFBa, 2015). Engenheiro Civil (FEB-UNESP, 1974). Autor e/ou Coautor em 64 artigos. Ministrou Treinamento em Segurança de Barragens (2003 a 2012 - Fundação COGE). Realizou e/ou participou em: Inspeção de Segurança Regular– ISR e Especial - ISE; Verificação da Situação e Comportamento, bem como de Plano de Instalação da Instrumentação de Auscultação; Plano de Segurança de Barragens-PSB; Plano de Ação de Emergência-PAE; e Manutenção Civil em Barragens.

  11h00 - Monitoramento de Barragens

Demonstração de software de monitoramento de barragens, que transforma os dados coletados da instrumentação de uma barragem em informações seguras e precisas.

Palestrantes: Alexandre S. Paes e Guilherme N. Tomio

Alexandre S. Paes é CEO Founder, Analista de Sistemas, Bacharel em Ciências da Computação, possui Pós-graduação em Negócios na Internet. Há 20 anos no Mercado de Tecnologia.

Guilherme N. Tomio é CPO Co Founder, Engenheiro Industrial Mecânico, atua há 4 anos como Engenheiro de Melhoria, Implantação ISO 9001 e TS. Empresa de Tecnologia (10 Anos). Programadores / Marketing.

12h00 - Encerramento

 

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.