Campo Grande (MS) – A realização do primeiro Seminário sobre Segurança de Barragens em Mato Grosso do Sul mostrou o compromisso do Governo do Estado com a Política Estadual de Recursos Hídricos e os avanços em nível de gestão já alcançados.
O evento, on line, foi realizado na segunda-feira (21) pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) organizado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) juntamente com a Defesa Civil Estadual e teve 469 pessoas inscritas de 20 estados brasileiros, com 2,5 mil visualizações entre as 7h30 e 16h30, período de realização do seminário.
“Quando falamos em barragens, estamos tratando de disponibilidade, de segurança hídrica, de abastecimento de água, de sistemas de irrigação, de hidrelétricas, de toda uma infraestrutura que dá apoio ao desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. Por isso, realizar esse seminário consolida nossa política estadual de recursos”, afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semagro, na abertura do evento.
O titular da Semagro lembrou que “um dos pilares da política de recursos hídricos é o Progestão, convênio que temos com a Agência Nacional de Águas, por meio do qual implantamos a Sala de Situação, entramos no Programa Monitor de Secas e que ainda nesta semana, em 24 de setembro, vai nos possibilitar assinar um termo sobre a situação hídrica crítica em relação à Bacia do Rio Paraguai”.
O diretor-presidente do Imasul, André Borges, destacou que “os últimos acidentes ocorridos com barragens no país intensificaram a discussão sobre a segurança dessas estruturas. Por isso, a realização desse seminário é um marco para a Gerência de Recursos Hídricos do Imasul e vai proporcionar avanços no âmbito técnico, maior cooperação e compartilhamento de informações com a Defesa Civil e a implantação de uma nova estrutura de governança e de fiscalização”.
De acordo com o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, “hoje existem 1112 barragens regularizadas em Mato Grosso do Sul, sendo 302 delas outorgadas pelo Imasul e 810 isentas de outorga. Em 2015, o Instituto iniciou o processo de implementação das ações sobre segurança de barragens, com o início do cadastro das barragens no Estado, classificação de risco, monitoramento e fiscalização”.
Confira abaixo o seminário na integra
Confira aqui o Relatório de Segurança de Barragens 2019, apresentado por André Torres Petry, especialista em Recursos Hídricos da ANA (Agência Nacional de Águas).