Servidores do Imasul discutem como gerir os recursos naturais num cenário de crise climática

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 4, 2024 as 14:58 | Voltar

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) os servidores do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o órgão responsável pelo controle, fiscalização e gestão dos recursos naturais de Mato Grosso do Sul, tiraram um dia para refletir sobre a importância da atividade que realizam. Eles participaram do Seminário Gestão de Recursos Naturais Frente à Crise Climática, realizado no auditório do instituto, durante todo o dia.

“É o momento de nos perguntarmos: o que estamos fazendo hoje e como podemos avançar? Os dados que geramos podem subsidiar políticas públicas mais efetivas? Temos ferramentas à nossa disposição para cumprir com nosso dever? Em que podemos melhorar para ajudar a sociedade, o governo, as cidades a se tornarem mais seguras, melhores para se viver?”, provocou o diretor presidente do Imasul, André Borges, na abertura do evento.

Ele salientou que sente orgulho de pertencer ao quadro efetivo do Imasul e trabalhar na instituição, bem como elogiou e disse se orgulhar do trabalho e dedicação de todos os servidores. “Nós dedicamos grande parte de nosso tempo na gestão ambiental do nosso Estado. Hoje é o dia para refletir, para aprender. Agradeço a presença de todos”, disse.

O secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Walter Carneiro Junior, também se solidarizou com os servidores do Imasul, em nome de toda Secretaria (à qual o órgão está vinculado), e disse que o Estado avança em ações positivas que geram “resultados factíveis” na área ambiental.

“Temos que construir a possibilidade de entregar boa política pública à população. As mudanças climáticas podem impactar de maneira menos grave se o Estado for capaz de produzir uma resposta rápida e efetiva, e isso se faz com base nas informações que vocês nos fornecem. Cada um traz, com sua formação, subsídios para contribuir com uma ação conjunta, organizada e abrangente”, disse.

Palestra

Na sequência, o coordenador do Núcleo de Cidades Inteligentes e Big Data do Insper, Maurício Bouskela, proferiu palestra com o tema “Gestão Climática Inteligente Utilizando Dados”. Ele demonstrou como a tecnologia pode contribuir com os gestores públicos na solução de problemas de mobilidade urbana, segurança pública e gestão ambiental. “Os desafios são entender os problemas atuais, levar sustentabilidade, resiliência e qualidade de vida às cidades”, afirmou.

Após a palestra, formou-se um painel mediado pelo diretor presidente do Imasul, André Borges, e com cinco convidados para debater os temas levantados pelo palestrante. Integraram a mesa de debates: o secretário adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Junior; o próprio palestrante, Maurício Bouskela; o diretor do Instituto Taquari Vivo, Renato Roscoe; o doutor em Psicologia Clínica e da Saúde, psicólogo José Ricardo Nunes da Cunha; e o comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado, coronel Rodrigues.

No período da tarde o seminário tem prosseguimento com mais dois painéis. O primeiro, com o tema “Gestão das Águas”, será mediado pelo diretor de Licenciamento e Fiscalização do Imasul, Luiz Mário Ferreira, e tem como debatedores a bióloga Márcia Cristina de Alcântara Silva, Fiscal Ambiental do Imasul; o geógrafo Leonardo Sampaio Costa, Analista Ambiental gerente de Recursos Hídricos do Imasul; a professora doutora Synara Broch (UFMS), e o professor Peter Cheung. “Bioindicadores e Balanço de Carbono”, será mediado pelo diretor presidente do Imasul, André Borges e tem como painelistas: o biólogo curador do Bioparque Pantanal, Heriberto Gimenes Júnior; o biólogo e doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Fábio de Oliveira Roque; o geógrafo Rômullo de Oliveira Louzada, fiscal ambiental do Imasul; e o geógrafo e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Fábio Martins Ayres.

Publicado por: João Prestes