Campo Grande (MS) – O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) apresentou na quinta-feira (25) os resultados de um levantamento sobre Educação Ambiental no Licenciamento ambiental de todos os estados brasileiros. Os dados foram apresentados em Brasília e transmitidos por videoconferência.
O levantamento – que ainda contará com novas informações repassadas pelos estados – será complementado pela Unidade de Educação Ambiental da Gerência de Desenvolvimento e Modernização do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, que apresentará ao Ibama um panorama mais abrangente das ações de educação ambiental realizadas no Estado.
“Temos um Sistema Estadual de Educação Ambiental que não foi totalmente contemplado neste levantamento, e que pode ser complementado. Esse sistema, elaborado pelo Imasul, serve de modelo para outros estados, como o Espirito Santo”, informa a Fiscal Ambiental Eliane Maria Garcia, responsável pela Unidade de Educação Ambiental do Imasul.
O levantamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) foi feito por uma consultoria contratada pelo Departamento de Educação Ambiental e realizado por meio de questionários e entrevistas com gestores e técnicos de órgãos estaduais, da Diretoria de Licenciamento Ambiental e de instituições executoras de Programas de Educação Ambiental no ramo dos licenciamentos ambientais federal e estaduais, exigidos como condicionantes das licenças emitidas.
Educação Ambiental em Mato Grosso do Sul – Pode-se defini-la como conjunto de meios nos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
O Imasul trabalha com diretrizes e políticas públicas que promovem a educação ambiental de forma articulada e participativa. Os projetos, ações e programas desenvolvidos pelo setor seguem as orientações da Política Nacional de Educação Ambiental, pautada por ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
O Sistema Estadual de Educação Ambiental existe desde 2013 e faz parte do Sistema Imasul de Registro e Informações Estratégicas de Meio Ambiente (Siriema). Atualmente conta 166 projetos cadastrados, sendo 10 já condicionados a licenciamentos ambientais e 16 ações em andamento.