Sistema organiza e agiliza monitoramento da qualidade dos recursos hídricos outorgados

Categoria: FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL, IMASUL DIGITAL | Publicado: sexta-feira, junho 4, 2021 as 08:00 | Voltar

Campo Grande (MS) – O monitoramento da qualidade da água usada em empreendimentos privados por meio de outorga fica mais fácil, prático e preciso com ajuda de um software desenvolvido pela equipe de TI (Tecnologia de Informação) do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O SIGMA (Sistema de Gerenciamento e Monitoramento Ambiental) foi lançado em ato que marcou o início do mês do Meio Ambiente, nessa quarta-feira (2), e que contou com as presenças do governador Reinaldo Azambuja, do presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; do secretário de Meio Ambiente Jaime Verruck e do diretor presidente do Imasul, André Borges.

O sistema permite que o próprio empreendedor outorgado declare em formulários digitais os dados de análises qualitativas e quantitativas da água que utiliza. Essas análises são feitas a cada ano por empresas e profissionais autorizados e devem atender a um padrão estabelecido por norma ambiental. O próprio sistema vai acusar a divergência caso o dado esteja fora do padrão aceitável, o fiscal do Imasul fará, então, a notificação ao outorgado para que se justifique e corrija o problema.

“O sistema desperta alertas de descumprimento das normas. Isso torna muito mais fácil o controle. Até então, o fiscal precisava analisar item por item de cada laudo e comparar com o padrão exigido. Isso demandava muito tempo”, explica o analista de Sistema Lucas Cardoso Roscoe, integrante da equipe que idealizou e desenvolveu o SIGMA.

“Essa ferramenta facilita o trabalho do fiscal e chama o empreendedor para ser parceiro na tarefa de controlar a qualidade do recurso natural que está utilizando. Conservar o meio ambiente é tarefa de todos, essa mentalidade está cristalizada nos servidores do Imasul e do governo, e junto a uma parcela cada vez maior da população. É fundamental que seja, o mais rápido possível, um pensamento unânime da sociedade”, disse o secretário Jaime Verruck.

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.