Técnicos do Imasul chegam amanhã a Corumbá para fiscalização de precaução nas barragens em Urucum

Categoria: FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL | Publicado: domingo, dezembro 6, 2015 as 08:24 | Voltar

Campo Grande (MS) – Seis técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), chegam na manhã desta segunda-feira (7) em Corumbá para a fiscalização de precaução nas barragens que armazenam resíduos minerais localizadas no Maciço do Urucum. Os trabalhos serão realizados na tarde de segunda e manhã de terça-feira (8). A equipe é composta por fiscais ambientais do quadro de servidores do Imasul, com formação e atuação em Engenharia Civil, Agronomia, Química e Biologia. “Vamos realizar essa ação baseados no princípio da precaução. Nossa equipe vai observar e coletar todas informações necessárias para tranquilizar a população do perímetro urbano da região e resguardar o Bioma Pantanal”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.

A equipe de multidisciplinar de fiscalização será coordenada pelo Diretor de Licenciamento do Imasul, Ricardo Éboli Gonçalves Ferreira (Engenheiro Agrônomo) e será integrada pelo Gerente de Fiscalização Luiz Mário Ferreira (Químico) e pelos fiscais ambientais Rômullo Oliveira Louzada (Geógrafo); Paulo Roberto Aquino (Engenheiro Civil); José Antônio dos Santos Fernandes (Biólogo); Mário Antônio Brito (Geógrafo).

A saída de Campo Grande será na manhã desta segunda-feira (7). Por volta das 12h a equipe do Imasul se reúne com funcionários e diretoria da Vale no escritório da empresa em Corumbá, para apresentação da mineradora sobre o histórico e situação das barragens, atendimento à legislação do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos) e Meio Ambiente.

Nas barragens, a fiscalização preventiva do Imasul terá início pela estrutura que for considerada de maior categoria de risco e dano potencial associado. O trabalho será feito em duas etapas, na tarde de segunda e manhã de terça-feira (8), em todo o corpo das barragens e nas áreas a jusante das mesmas a fim de identificar as características ambientais (áreas sensíveis, áreas protegidas), população, cursos de água, entre outros. O retorno dos fiscais para Corumba está previsto entre 16h e 17h de segunda. Na terça, das 7h às 11h, a ação continua. O resultado das verificações será divulgado pelo Imasul somente após a finalização dos relatórios e análises que serão feitas pelos fiscais.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.