Técnicos do Imasul participam de curso de atendimento a acidentes com produtos químicos

Categoria: CAPACITAÇÃO | Publicado: segunda-feira, maio 24, 2021 as 08:03 | Voltar

Campo Grande (MS) – Técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) participam, em São Paulo (SP), de curso para obter qualificação e certificação técnica no atendimento das emergências ambientais envolvendo produtos químicos perigosos. O curso confere conhecimentos de padronização internacional e integra as ações da política nacional de proteção ao meio ambiente.

Conforme justificou o diretor presidente do Imasul, André Borges, “o conhecimento técnico e operacional é um dos passos fundamentais para o órgão ambiental ascender ao nível de excelência na administração da segurança e saúde ocupacional do seu quadro de servidores, já que o atendimento do serviço emergencial envolvendo produtos químicos perigosos, apresenta risco intrínseco à sociedade, diante dos efeitos à saúde humana e ao meio ambiente de forma geral, incluindo o risco direto e indireto de danos físicos e morte”.

Dessa forma, a prestação de um serviço emergencial qualificado, seguro e padronizado pelo Imasul, conforme determinam normas técnicas vigentes, “proporcionará a toda sociedade sul mato-grossense a diminuição dos riscos dos efeitos gerados pelo derramamento de produtos químicos no Meio Ambiente, demonstrando o quanto é crucial o planejamento dos riscos e habilitação técnica para promover a proteção das pessoas, das propriedades e dos recursos naturais”.

O Curso Internacional de Resposta a Emergências com Produtos Perigosos – HAZMAT em Nível Operações ocorreu entre os dias 3 e 5 de maio, baseado nas normas OSHA 1910.120 (Q) e NFPA 472, e foi ministrado por instrutores da Ambipar, empresa especializada em gestão ambiental. Do Imasul, participaram os servidores: Diego do Carmo Brito, Leandro Camillo de Lelles, Roberta Martins Passos Humberg, Heleno da Silva Mira e Ariane Zanirato Contini.

Esses servidores estão aptos a atender – de forma defensiva - acidentes ambientais envolvendo produto químico; a identificar produtos químicos; implantar plano de ação; delimitar área quente, fria, morna e de exclusão; medidas de contenção de produto químico (confinamento, direcionamento); capacidade de definir equipamentos de proteção individual e respiratório para cada cenário de acidente; a operacionalizar equipamentos de medições de gases a exemplo do Monóxido de Carbono, H2S, Inflamabilidade, e Nível de Oxigênio, dentre outros.

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.