Última semana de permanência do totem da Pegada Ecológica do WWF-Brasil no Imasul

Categoria: EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Publicado: terça-feira, junho 28, 2016 as 11:56 | Voltar

Campo Grande (MS) – O totem da Pegada Ecológica - equipamento que mede a quantidade de recursos naturais renováveis para manter o nosso estilo de vida, ou seja, basicamente, tudo o que usamos para viver proveniente da natureza e que mais tarde voltará para ela – estará na Central de Atendimento do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) até o dia 6 de julho, quando retornará à WWF-Brasil.

De acordo com Eliane Maria Garcia, da Unidade de Educação Ambiental do Imasul, os usuários do órgão que venham ao Imasul terão mais uma semana para navegar pelos temas - alimentação, moradia, bens, serviço, tabaco e transporte – respondendo às questões solicitadas. Ao final, é possível saber quantos planetas seriam necessários para suportar o estilo de vida apresentado. “O equipamento contribui sobremaneira na educação ambiental, já que é bastante intuitivo, simples de ser manuseado e em poucos minutos o usuário já tem a sua Pegada”, explicou.

O totem da Pegada Ecológica chegou ao Imasul no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e permanece na Central de Atendimento por 1 mês. Sob a ótica coletiva, o cálculo da Pegada de uma cidade, um estado ou um país tem por missão melhorar a gestão pública e mobilizar a população a rever seus hábitos. A Pegada Ecológica brasileira é de 2,9 hectares globais por pessoa, segundo o Relatório Planeta Vivo, da rede WWF. Isso significa que, se as pessoas do mundo inteiro consumissem como nós, seria necessário 1,6 planeta.

Através do totem da Pegada Ecológica, o usuário mede a quantidade de recursos naturais renováveis para manter seu estilo de vida. Foto: Vanessa Ricarte

Através do totem da Pegada Ecológica, o usuário mede a quantidade de recursos naturais renováveis para mantero seu estilo de vida. Foto: Vanessa Ricarte

Parceria Imasul e WWF-Brasil – Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), além de representantes da sociedade organizada participaram, no início do mês (6 de junho), do evento Mato Grosso do Sul em Sintonia com o Meio Ambiente, no auditório do Imasul. A iniciativa foi do governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5).

Na ocasião, Júlia Boock, analista de Conservação do Programa Cerrado-Pantanal, representou a WWF-Brasil para assinatura do termo de cooperação entre a Semade para desenvolver ações educativas no estado, além de firmar acordo para divulgação e participação do Imasul nas ações de educação ambiental consolidadas pela ONG internacional (Pegada Ecológica e Hora do Planeta), entre outras ações que serão desenvolvidas.

Fotos: Vanessa Ricarte

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.