PALESTRANTES

João Ricardo Raiser

É administrador (2000), Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROFÁGUA (UNESP-Ilha Solteira, 2019). Gestor Público no Estado de Goiás e atua na gestão das águas desde 2002. Representou Goiás no Conselho Nacional de Recursos Hídricos e Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado e da União. Atualmente é o Secretário Executivo dos Conselhos Estaduais do Meio Ambiente (CEMAm) e dos Recursos Hídricos (CERHi).

Leonardo Peres de Araújo Piau

É Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília, tem Licenciatura em Matemática pela UNB, Especialização Latu-Sensu: Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas pela Universidade de Taubaté e Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, 2015-2016. Atuou no Comando da Aeronáutica, 1999 - 2003, Brasília – DF, como Tenente-Engenheiro do Sexto Serviço Regional de Engenharia – VI COMAR e atualmente é Especialista em Recursos Hídricos – Superintendência de Fiscalização e coordenador da atividade de fiscalização do uso de recursos hídricos na Agência Nacional de Águas.

Márcia Cristina Alcântara

É Bióloga, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Fiscal Ambiental do Imasul. Ingressou no Instituto em 1995, exercendo suas atividades na Unidade de Laboratório/Unilab do Imasul, e foi Chefe da Unidade durante o período de 2007 a 2014. Atualmente é responsável pela Unidade de Monitoramento, ligada à Gerência de Controle e fiscalização do Imasul.

Oscar Serrou Camy Junior

Engenheiro Agrônomo formado pela Univ. Federal de Mato Grosso em outubro de 1992, Especialização em Manejo dos Solos do Cerrado pela UEMS em julho 2015. Extensionista Rural há 22 anos pelo órgão oficial do Estado do MS. Foi Coordenador Técnico do Projeto Taquari. Atualmente está lotado no município de Coxim pela Agraer e tem atuação local e regional.

Paulo Sérgio Gimenes

Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Taubaté- UNITAU, Gestor de Desenvolvimento Rural da Semagro, atualmente exerce a função de Técnico de Campo da SEMAGRO na Câmara Técnica de Conservação de água e solo.

Renata Maranhão

Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico onde atua como coordenadora de Capacitação do SINGREH. Foi Diretora de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente onde trabalhou durante 15 anos em diferentes funções. Mestre em Ciências Florestais, Especialista em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal e Graduada em Engenheira Florestal.

Suraya D. de Oliveira Madaelli

Paulista, Engenheira Civil, especialista em Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas, é bacharel em Administração e em Comunicação Social. Atua há muitos anos em colegiados do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos, sendo atualmente Secretária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema/SP e Secretária Adjunta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Técnica do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo também é Secretária da Rede Brasil de Organismos de Bacias. Nos Conselhos Nacional e Estadual de Recursos Hídricos é membro da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação. É membro do Fórum Paulista e do colegiado coordenador do Fórum Nacional de Comitês. Participou ativamente do 8º Fórum Mundial da Água, compondo a representação brasileira no Processo Cidadão.

 

MODERADORES

Leonardo Sampaio Costa

Geógrafo, Gerente de Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. É Conselheiro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH, Secretário Executivo do Conselheiro Estadual de Recursos Hídricos do Mato Grosso do Sul, Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Miranda - CBH Miranda, Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema - CBH Ivinhema, Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Santana e Aporé e Coordenador do Grupo de Acompanhamento do Plano do Rio Paraguai.
Contato: imasulgrh@imasul.ms.gov.br

Claudete de F. P. de Souza Bruschi

Geógrafa, analista ambiental, Coordenadora da Unidade de Apoio aos Colegiados da Gerência de Recursos Hídricos, Membro titular dos CBH’s Miranda, Ivinhema e Santana e Aporé representando o poder público estadual.
Contato: cbrushi@imasul.ms.gov.br

Ariel Gomes Ortiz

Engenheiro Ambiental, Mestre em Tecnologias Ambientais (UFMS), Doutorado Sanduíche Hydro Science Engineering (TU Dresden, Alemanha). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua com Modelagem de sistemas ambientais, com foco em saneamento. Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Miranda, representando a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Sidenei Ambrósio Tambosi

Engenheiro Agrônomo pela UDESC - Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) Lages – SC, Formado em 1992. Secretário da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante AEARB. Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema, representante do CREA/MS.

Priscila Quevedo Monteiro Garcez

Eng Sanitarista Ambental, Eng de Segurança do Trabalho e Graduanda em Agronomia pela UFMS. Fiscal de Meio Ambiente no Município de Chapadão do Sul. Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Santana e Aporé representando o CREA/MS.
Contato: diretoria@preservalegal.com.br

 

ORGANIZADORES

Claudete de F. P. de Souza Bruschi

Geógrafa, analista ambiental, atua na Gerência de Recursos Hídricos.

Contato: cbrushi@imasul.ms.gov.br

Eliane Maria Garcia

Pedagoga, fiscal ambiental, atua na Gerência de Recursos Hídricos.

Contato: egarcia@imasul.ms.gov.br

Eloiza Marques

Engenheira Civil, analista de recursos hídricos, atua na Gerência de Recursos Hídricos.

Contato: emarques@imasul.ms.gov.br

Leonardo Sampaio Costa

Geógrafo, analista ambiental, Gerente de Recursos Hídricos.

Contato: imasulgrh@imasul.ms.gov.br

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.