CADASTRO AMBIENTAL RURAL CAR-MS

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O Cadastro Ambiental Rural do Mato Grosso do Sul (CAR-MS), implantando por meio da Resolução SEMAC nº 11 de 15 de julho de 2014, é um módulo de cadastramento disponível no SIRIEMA (Sistema IMASUL de Registros e Informações Estratégicas de Meio Ambiente), destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais. É importante destacar que, o procedimento completo do CAR-MS é realizado por meio eletrônico, não sendo necessária a entrega de documentos no IMASUL.

Para acessar o SIRIEMA, é necessário primeiramente adquirir um usuário através do Cadastro Eletrônico de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica:

120314_cadastro_juridica

120315_cadastro_fisica
O CAR-MS não permite que o imóvel seja cadastrado através de um usuário de Pessoa Jurídica. Para estes casos, é necessário que a empresa disponha de um representante legal com Cadastro Eletrônico de Pessoa Física.

Após finalização do cadastro de pessoa, a partir do usuário e senha disponibilizados, o acesso ao SIRIEMA poderá ser realizado através do link abaixo:

120316_siriema

Para validação do certificado de inscrição do CAR-MS emitido pelo SIRIEMA, clique aqui.

banner-car-4-modulos

Caso possua dúvidas em relação ao acesso ao SIRIEMA e à inscrição do Imóvel no CAR-MS, entre em contato com a nossa Central de Atendimento disponível, de segunda à sexta-feira, das 7:30 às 17:30, através do telefone:

(67) 3318-3600