Imasul emite Aviso de Evento Crítico: Rio Aquidauana pode transbordar nas próximas 12h

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, fevereiro 20, 2018 as 12:04 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu Aviso de Evento Crítico às 10h30 desta terça-feira (20) alertando para o risco iminente de alagamentos com potencial para provocar significativos danos materiais e risco de vida nas próximas 12 horas. O volume de chuvas nas últimas 24 horas foi de 153 milímetros em toda região e no início da manhã a régua localizada num ponto do rio que corta a cidade de Aquidauana marcava 6,20 metros de lâmina d’água e às 10h já estava em 7,42 metros. Quando se aproximar de 8 metros o rio transborda.

O Imasul, órgão ambiental do Estado vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), já acionou a Coordenação da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Como a previsão é de permanência do tempo instável, o nível do rio deve continuar subindo. Leia abaixo o inteiro teor do Aviso de Evento Crítico:

“AVISO DE EVENTO CRÍTICO Nº 11/2018

“Comunicamos que as leituras dos níveis do Rio Aquidauana, emitidas da Plataforma de coleta de Dados – PCD em Aquidauana, indicam que será atingido o nível de emergência com potencial para provocar significativos danos materiais e com risco a integridade humana nas próximas 12horas.

“Justificativa: O Volume de chuvas de 153 mm nas últimas 24 horas, fez elevar rapidamente o nível do Rio Aquidauana, podendo atingir a cota de Emergência (800cm), isto é, início da inundação.

“Hoje às 07:00 h. a cota estava 620cm e continuou subindo em média 40 cm/h atingindo às 10:00 h o nível de 742cm. A previsão é de continuar em ascensão nas próximas horas.

“Com a subida do Rio, inicia-se o processo de invasão das águas nas instalações lindeiras ao curso hídrico.

“RECOMENDAÇÃO: Após a deliberação o GRH/ IMASUL deverá acionar a Coordenação da Defesa Civil/ MS.”

Acesse o Aviso de Evento Crítico (AQUI)

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.