Após ação conjunta do Governo e setor privado, onça pintada reabilitada no CRAS é solta no Pantanal

Categoria: CRAS, FAUNA, PARCERIA | Publicado: quinta-feira, janeiro 21, 2021 as 12:44 | Voltar

Após dois meses, o trabalho conjunto realizado pelas instituições públicas e privadas envolvidas no processo de captura, tratamento e reabilitação da onça pintada vítima dos incêndios ocorridos no Pantanal no ano passado, foi coroado e comemorado nesta quinta-feira (21) com o transporte do animal para soltura na região da Serra do Amolar, mesmo local em que foi resgatada em novembro de 2020 e, em seguida, trazida para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) para curar as queimaduras e outros problemas de saúde também provocados pelo fogo. O avião da FAB decolou à 11h da Base Aérea de Campo Grande, rumo a Corumbá.

“Esse é um momento simbólico muito importante e que precisa ser comemorado, pois mostra a efetividade do trabalho conjunto das instituições públicas e privadas e o quanto essa relação pode avançar para preservar o meio ambiente”, lembrou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Ele acompanhou todos os preparativos para o transporte da onça, desde a saída do CRAS até o momento do embarque na Base Aérea, juntamente com Thaís Caramori, diretora de Desenvolvimento do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), com a coordenadora do CRAS, Aline Duarte e o veterinário Lucas Cazati.

Na quarta-feira (20), o animal passou pela última bateria de exames, foi pesada e ganhou um colar para monitoramento via satélite. “O trabalho do CRAS na reabilitação de animais silvestres já é excepcional. No caso dessa onça pintada, que é um símbolo do Pantanal, ele ganhou outra dimensão devido ao período dramático que tivemos no ano passado com os incêndios florestais em todo o Estado. Mobilizamos estruturas do governo estadual e federal, do setor privado, ongs, todos em prol da recuperação e reinserção desse animal ao seu habitat. Ela retorna totalmente reabilitada, com as condições adequadas de saúde”, comentou o titular da Semagro. O CRAS é uma unidade ligada à Gerência de Recursos Pesqueiros e Fauna, do Imasul.

Importância das medidas de prevenção aos incêndios florestais

Após o embarque da onça pintada reabilitada no CRAS para soltura no Pantanal, o secretário Jaime Verruck reforçou a importância das medidas tomadas pelo Governo do Estado para a prevenção aos incêndios florestais em 2021. “Estamos no início do ano, num período chuvoso que evidencia o ciclo de seca e enchente no Pantanal. Porém, esse volume de chuvas, aparentemente excessivo em alguns locais, ainda não permitiu a recuperação total dos rios sul-mato-grossenses, daí a importância de estarmos preparados para melhor atuar nos períodos mais críticos”, lembra o titular da Semagro.

A Semagro, por meio da Sala de Situação do Imasul e do Cemtec, monitora os rios e volume de chuvas em todo o Estado. “Pelos primeiros sinais vimos que ainda não temos uma recomposição total do volume dos rios. Por isso, o Governo do Estado está adotando toda uma política de prevenção aos incêndios, com a adoção do manejo integrado do fogo, aquisição de equipamentos e capacitação de brigadas. Sabemos que teremos incêndios no Pantanal, mas não necessariamente da magnitude que tiveram no ano passado se tomarmos atitudes preventivas, numa ação conjunta envolvendo produtores rurais, demais moradores do pantanal e autoridades públicas estaduais e federais”, afirma Verruck.

Em dezembro de 2020, o governador Reinaldo Azambuja anunciou investimento de R$ 56 milhões (em recursos próprios e do Imasul), para a aquisição de aeronave, veículos, horas-voo e outros equipamentos, principalmente para o Corpo de Bombeiros, para se fazer um combate mais efetivo e assertivo dos incêndios florestais.

“Com a publicação o decreto de manejo integrado do fogo, vamos trabalhar a questão de queimadas em períodos críticos para que não tenhamos incêndios no Pantanal nos meses de maior seca. Estamos auxiliando os produtores do Pantanal a recompor as propriedades atingidas pelo fogo, com a destinação de R$ 180 milhões do FCO para financiar projetos de recuperação dessas fazendas. Também foi realizada a construção de 15 pontes de concreto que foram destruídas nos incêndios, além da melhoria das estradas para facilitar o acesso às regiões pantaneiras”, informou o secretário.

O foco do Governo do Estado é preservar o Pantanal e sua biodiversidade, preservar as atividades econômicas, as atividades ribeirinhas e tradicionais e manter a atividade turística no pesque e solte e turismo contemplativo. “Esse ato realizado hoje, com a soltura da onça pintada, deve ser comemorado pois mostra o quanto o trabalho conjunto das instituições públicas e privadas é positivo e pode avançar para preservar o meio ambiente”, finalizou Jaime Verruck.

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira