Audiências sobre o Plano de Resíduos Sólidos prosseguem em mais 4 cidades

Categoria: RESÍDUOS SÓLIDOS | Publicado: quinta-feira, abril 20, 2017 as 14:54 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Consulta Pública para debater, colher subsídios e validar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso do Sul (PERS-MS) prossegue na semana que entra com mais quatro audiências no interior do Estado. Serão ouvidos os moradores das regiões de Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Nova Andradina. As audiências são realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

A Consulta Pública começou na segunda-feira (17), por Jardim, quando foram ouvidos os moradores também de Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho. Na terça-feira (18) foi a vez de representantes de Anastácio, Aquidauana, Ladário e Miranda reunirem-se em Corumbá para discutir o tema. E nesta quinta-feira (20) a rodada de consultas se encerrou em São Gabriel do Oeste, com participação ainda de moradores de Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

“Tivemos um público bem representativo, inclusive com participação de várias organizações não governamentais. No geral foram debates interessantes com muitas contribuições”, destacou a gerente de Desenvolvimento e Modernização do Imasul, Eliane Ribeiro de Barros. Ela destacou, ainda, o apoio das prefeituras que providenciam toda estrutura necessária para realização dos eventos. Ao todo serão nove encontros: os dois últimos acontecem em Três Lagoas e Campo Grande nos dias 2 e 4 de maio, respectivamente.

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos é um instrumento de gestão previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Versão Preliminar do Plano para consulta e contribuições encontra-se disponível neste site. As contribuições poderão ser realizadas por meio do formulário disponível para download e poderão ser enviadas no e-mail gdm@www.imasul.ms.gov.br até o dia 10 de maio de 2017. As sugestões que forem julgadas pertinentes serão incorporadas à versão final do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso do Sul.

“Essa é uma etapa muito importante. Depois de todo esse levantamento o Plano tem que ser validado pela sociedade civil, o que vai acontecer nas reuniões que o Imasul fará durante essas duas semanas. Feito isso o Estado terá o seu Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Com a publicação e implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, o Estado dará publicidade às diretrizes traçadas para atender a realidade estadual, e executará programas e ações que subsidiarão as ações locais, fortalecendo a gestão municipal, de modo a colaborarem com a promoção da adequada gestão dos resíduos sólidos no estado.

Dentre as ações do Estado junto aos municípios está a capacitação de agentes envolvidos na gestão dos resíduos sólidos, qualificação do processo gerencial e institucional e desenvolvimento institucional das entidades que atuam no setor de resíduos sólidos, de forma a tornarem-se propulsores da correta gestão dos serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

Informações adicionais poderão ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento e Modernização (GDM) do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), telefones 3318-5630, 3318-5647 ou 3318-5675.

Clique aqui para fazer o download do Formulário para contribuições

Veja abaixo as datas das consultas:

Data e Horário Pólo/Cidades Local
17/04/201714h às 18h Polo 08 – Região SudoesteMunicípios: Jardim, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho Universidade Estadual de Mato Grosso do SulAuditório da UEMS

Avenida 11 de dezembro, 1425

Vila Camisão

Jardim – MS

18/04/201714h às 18h Polo 05 – Região PantanalMunicípios: Corumbá, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Miranda Prefeitura Municipal de CorumbáAuditório da Prefeitura

Rua Gabriel Vandoni de Barros, 01, Bairro Dom Bosco

Corumbá – MS

20/04/2017

14h às 18h