Conselho do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema reúne-se quinta-feira em Jateí

Categoria: Geral, SUSTENTABILIDADE | Publicado: terça-feira, fevereiro 14, 2017 as 13:49 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Conselho Consultivo do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) reúne-se na próxima quinta-feira (16) na sede da unidade de conservação, localizada na Rodovia MS-283, Zona Rural de Jateí. A reunião ordinária do conselho acontecerá das 9h às 12h30 e contará com a participação do secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Ricardo Senna, do presidente do Conselho do Parque e gerente de Unidades de Conservação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Leonardo Tostes Palma e os demais conselheiros representantes do poder público, prefeituras municipais e entidades da sociedade civil.

A pauta da reunião irá tratar da posse de novos conselheiros para o biênio 2015/2017 das prefeituras Jateí e Naviraí; a aprovação da Ata da última reunião e situação do termo de repasse da CESP. Também será apresentado o resultado do plantio de mudas, por meio do convênio com a CCR/MSVIA, com visita a campo.

Durante a reunião, o secretário adjunto Ricardo Senna também irá apresentar e debater com os conselheiros alguns modelos de gestão de parques que promovem o uso sustentável dessas unidades de conservação e que podem ser adaptados e aplicados em Mato Grosso do Sul.

Confira abaixo a entrevista que o secretário Ricardo Senna concedeu ao Boletim MS No Rádio, convidando toda a comunidade dos municípios de Jateí, Taquarussu e Naviraí a colaborar com o conselho do Parque.

O secretário adjunto da Semade, Ricardo Senna, entrevista ao Boletim MS No Rádio.

Parque Várzeas do Rio Ivinhema

O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema apresenta importantes grupos de vegetação de floresta estacional semidecidual e áreas de transição entre cerrado e varjão. A Unidade de Conservação tem grande importância para a diversidade da avifauna. O Rio Ivinhema tem uma importância que extrapola a dimensão regional, pois constitui-se na única bacia do Rio Paraná livre de represamento, e que por suas características hidrológicas seria o único na região que poderia servir como rota migratória para as espécies da ictiofauna que realizavam migrações reprodutivas. Suas lagoas também são criatórios naturais de algumas espécies de peixes, e seus varjões têm importância para mamíferos.

Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema situa-se na bacia hidrográfica do Rio Paraná, no sudeste do Estado do Mato Grosso do Sul, entre as microrregiões de Iguatemi e Nova Andradina. Sua localização geográfica compreende os municípios de Naviraí, Jateí e Taquarussu tendo como limite os rios Guiraí, Ivinhema, Araçatuba, Curutuba e Baía ao Norte, o rio Laranjaí ao Sul, o rio Paraná a Leste e diversas propriedades a Oeste. Com área de 73.315,15 ha, sendo 42.846 ha localizados no município de Jateí, 16.285 hectares em Naviraí e 14.214 ha compreendidos no município de Taquarussu.

Foto: Nolli Corrêa/Semade