Foi realizada na manhã de hoje (21) a 51ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso do Sul, no Auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul. Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Jaime Verruck, que também é o presidente do Conselho.
Foram aprovadas a Ata da 50ª Reunião Ordinária; as Metas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas – Progestão 2022.
Além disso foram discutidos e aprovados o Enquadramento do Rio Vacarias, município de Sidrolândia e o enquadramento do Córrego Araras, município de Rio Brilhante.
Na oportunidade foi lançado o Guia Prático de Segurança de Barragem e a apresentados os painéis digitais de Segurança de Barragem e de Regularizações de uso. Outro tema abordado na reunião foi os monitoramentos de qualidade de água da bacia do Rio Anhanduí após deliberação do enquadramento.
Durante o evento foram lançadas quatro novas ferramentas promovidas pela gerência de recursos hídricos do Imasul, sendo 3 na área de segurança de barragens e uma em relação ao cadastro de usuários de recursos hídricos. Essas ferramentas são frutos de um trabalho colaborativo entre segurança de barragens, recursos hídricos e tecnologia da informação, com o objetivo de fornecer informações precisas e atualizadas sobre a segurança de barragens e dos usuários de recursos hídricos em todo o estado.
Ainda no encontro foi informada a Manifestação do Governador de adesão ao Terceiro Ciclo do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas e debatidos o IV Seminário Estadual da Água de Mato Grosso do Sul e outros eventos em comemoração ao Dia Mundial da Água.