PROJETO DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAQUARI

Este projeto foi realizado no período de 2014 a 2019 e teve como objetivo a divulgação de informações e práticas ambientais sustentáveis e a capacitação de produtores rurais e de gestores públicos nos municípios de Alcinópolis, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

AS AÇÕES REALIZADAS COMPUSERAM AS METAS DETALHADAS A SEGUIR:

META 1 - ARTICULAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA CAPACITAÇÃO COMUNITÁRIA

Esta meta contempla a articulação e mobilização comunitária nos onze municípios de atuação do projeto, com a produção e distribuição de materiais educativos e informativos (spots para rádio, cartilhas e revistas), disponibilizados abaixo.

CARTILHA INFORMATIVA

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A CARTILHA E FAZER O DOWNLOAD

A cartilha informativa produzida contém informações sobre o projeto, sobre a bacia hidrográfica em questão e informações ambientais de relevância para a região e público alvo.

REVISTA AGUAPÉ Nº 21

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A REVISTA E FAZER O DOWNLOAD

A Revista Aguapé é uma publicação criada em 2002 que visa disseminar conhecimentos, informações e experiências socioambientais na Bacia do Alto Paraguai e no Pantanal, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações locais. Esta edição especial teve como objetivo divulgar as ações do projeto e notícias jornalísticas socioambientais da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Taquari, difundindo práticas e propostas de recuperação e conservação ambiental e informações de utilidade pública da área de atuação do projeto.

Também foram produzidos cinco spots para veiculação em rádio, visando a difusão em massa de temas relevantes e dos eventos planejados. Os spots estão sendo divulgados em diversas rádios do interior do estado desde julho de 2018. Conheça-os abaixo, onde estão disponibilizados por tema.

Spot sobre o projeto (escute o audio abaixo ou faça o download clicando aqui):

Spot sobre os cursos do projeto sobre recuperação de áreas degradadas para proprietários rurais (escute o audio abaixo ou faça o download, clicando aqui):

Spot sobre os seminários do projeto (escute o audio abaixo ou faça o download, clicando aqui):

Spot sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR/MS) (escute o audio abaixo ou faça o download, clicando aqui):

Spot sobre Informativo de Prade (escute o audio abaixo ou faça o download, clicando aqui)

META 2 - CAPACITAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS DA SUB-BACIA DO RIO TAQUARI

A meta nº 02 contemplou sete Cursos para a Recuperação de Áreas Degradadas, que visaram a capacitação de produtores rurais. Os cursos foram realizados no período de maio a agosto de 2018. Para informações adicionais e acesso à datas, locais, programação e material didático, clique aqui.

META 3 - CAPACITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA REDE DE VIVEIROS NA SUB-BACIA DO RIO TAQUARI

A meta nº 03 foi realizada em outubro de 2017 por meio do Curso sobre Coleta de Sementes e Produção de Mudas para Viveiros. Para saber mais e acessar o material didático do curso, clique aqui.

META 4 - REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS

Foram realizados dois seminários técnicos com o objetivo de aprofundar o debate sobre a recuperação de áreas degradadas, apresentar os resultados de ações de recuperação já conquistados na região e engajar o público alvo para a realização de futuras ações em prol da continuidade do processo de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari. Para saber mais e acessar os materiais de consulta, clique aqui.

META 5 - CAPACITAÇÃO TÉCNICA

Foi viabilizada a participação de servidores do Imasul e da Agraer na “Capacitação de Técnicos Ambientais para Adequação Ambiental das Propriedades e Atividades de Restauração”, realizada pelo Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) em parceria com a Bioflora Tecnologia da Restauração, no período de 09 a 11 de dezembro de 2019, no Auditório do Imasul em Campo Grande, MS. O curso teve carga horária de 24 horas. Para saber mais e acessar os materiais de consulta, clique aqui.

Para informações adicionais, entre em contato com a equipe responsável por meio do e-mail: educacaoambiental@imasul.ms.gov.br.

Esta iniciativa é realizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) por meio do Convênio MMA/SRHU nº 02078/2014, cadastrado na Plataforma +Brasil / antigo Sistema de Convênios Federais (Siconv) com o nº 811696/2014, celebrado com a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, tendo sido em 2019 transferido ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio de sua Secretaria Nacional de Segurança Hídrica. O Projeto conta ainda com a parceria da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do MS (AGRAER) por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 03/2017.