SISTEMA ESTADUAL DE INFORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SisEA/MS

Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental (SisEA/MS) é um banco de dados eletrônico que compõe o Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente (Siriema).

O SisEA/MS foi lançado pelo Imasul em 2013 visando promover o cadastro, a integração, a sistematização, a análise e o acompanhamento de programas, projetos, campanhas e demais ações de educação ambiental, assim como difundir informações que sirvam de orientação, experiência e até modelo para os usuários. Assim, as informações cadastradas no SisEA/MS ficam disponíveis para consulta no site do Imasul. Esses dados irão compor o Diagnóstico Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (DEEA/MS), permitindo a divulgação do estado da arte da educação ambiental no estado. O DEEA/MS tem como objetivo identificar:

  • O perfil dos atores envolvidos no processo;
  • Os caminhos da educação ambiental formal e não-formal no estado;
  • As demandas e problemas existentes; e
  • Os programas, projetos, campanhas e demais ações de educação ambiental realizadas ou em realização com abrangência local, municipal, regional ou estadual.

Dessa forma, o sistema constitui uma importante ferramenta de gestão, reunindo em um banco de dados e tornando públicas as experiências de educação ambiental realizadas no estado, fomentando a formação de parcerias e possibilitando o mapeamento das potencialidades e carências deste tema em Mato Grosso do Sul.

O acesso ao SisEA/MS para o cadastro de ações é realizado por meio do Siriema. Para se cadastrar no Siriema, clique aqui. Para fazer login no Siriema e cadastrar as ações de educação ambiental de sua instituição, clique aqui.

ATENÇÃO: Ações desenvolvidas por pessoas jurídicas deverão ser cadastradas com a senha institucional. Apenas ações realizadas por pessoas físicas devem ser cadastradas com senha pessoal.

Para visualizar as ações já cadastradas no SisEA/MS, clique aqui.

Para informações adicionais, veja o MANUAL PARA CADASTRAMENTO DAS AÇÕES NO SisEA.

Contextualização:

O sistema surgiu da necessidade de reunir todas as informações possíveis sobre quais caminhos tem tomado a Educação Ambiental no estado, mapeando seu aparecimento e desenvolvimento a partir do crescente interesse pela formação de uma nova consciência sobre a conservação ambiental e utilização benéfica dos recursos naturais. Tem como base as normativas e documentos norteadores da educação ambiental, em especial a PNEA e o ProNEA.

A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), Lei nº 9.795 de 27 de Abril de 1999, cita a garantia de democratização das informações ambientais como um dos objetivos fundamentais da educação ambiental (art. 5º). Além disso, em seu art. 8º, recomenda a montagem de uma rede de banco de dados e imagens para apoio às ações de educação ambiental.

O Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), incentiva:

  • o levantamento de programas e projetos desenvolvidos na área de educação ambiental;
  • o intercâmbio de informações;
  • o desenvolvimento de instrumentos e metodologias visando o acompanhamento e a avaliação de projetos de Educação Ambiental;
  • a coleta e difusão de informações sobre experiências de educação ambiental junto a usuários de recursos naturais, como forma de fortalecer ações locais que visem a adoção de procedimentos sustentáveis no uso do patrimônio comum; e ,
  • os estados a desenvolverem um cadastro dos diversos agentes que atuam na área da educação ambiental.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.